Florianópolis vai receber jogadores de xadrez de 11 países para o Floripa Chess Open. A competição chega à quinta edição e está marcada para os dias 21 e 27 de janeiro. O salão ônix do Lira Tênis Clube, no centro da Capital catarinense, é o palco do torneio que contará com 424 enxadristas – a maior quantidade de participantes da história do torneio.

Continua depois da publicidade

Na edição passada, foram 416 jogadores, mas de 14 países. Depois dos brasileiros, são paraguaios e argentinos, com 18 e 17 enxadristas, respectivamente, os países com maior número de representantes. A organização promete premiação total de R$ 30 mil. Parte dele, R$ 4,4 mil serão destinados para a modalidade feminina, que compete também no geral. Ainda a vencedora da etapa se classifica para etapa final do Brasileiro Feminino de Xadrez.

A representante local com boas chances é Kathiê Goulart Liberato, de Içara. No ano passado, a enxadrista do Sul de Santa Catarina foi campeã sul-americana sub-20, venceu os Jogos Universitários Brasileiros, foi vice-campeã mundial universitária e recebeu o Prêmio Guga Kuerten de melhor atleta feminina de 2018.

Continua depois da publicidade