O Exército e outros órgãos de defesa de Florianópolis começaram a se mobilizar nesta quarta-feira para uma simulação que acontece na quinta enquadrada na Operação Laçador, que iniciou dia 16 de setembro e vai até o dia 27 de outubro, com inúmeras atividades nos três Estados do Sul. Os militares estão nas ruas da Capital para fazer reconhecimento de campo.
Continua depois da publicidade
A partir das 8h da quinta-feira, o Exército estará reunido na Base Aérea para a recepção do fictício vice-presidente do país, que virá analisar as condições de Santa Catarina, território de retaguarda de uma guerra que ocorre entre dois países no Rio Grande do Sul.
Por causa da ação, pode haver alguns imprevistos no trânsito, já que o vice-presidente será levado em comboio para o Costão do Santinho, no Norte da Ilha. Não se descarta a possibilidade do Exército passar pela Beira-mar Norte. De acordo com o Major Dornelles, oficial de comunicação social da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, as ações fazem parte de um treinamento para defesa da pátria e mais de 8 mil militares estão envolvidos.
No Costão do Santinho, a principal atividade acontece às 17h, que é quando o vice-presidente falaria sobre a guerra com a mídia. Os militares teriam, então, que garantir a segurança do governante.
Continua depois da publicidade