Florianópolis será sede do segundo maior evento de taekwondo do mundo: o Pan-Americano. A partir desta sexta-feira (23) até domingo (25), mais de mil atletas de 12 países das Américas estarão na capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
A disputa do campeonato segue o estilo Songahm, que é mais amplo que o modelo de taekwondo olímpico. No Pan, o atleta pode participar de modalidades além da luta, como os poomae-se (apresentação individual de movimentos pré-determinados), manuseio de técnicas com armas milenares, combate com armas e modalidades criativas e performáticas.
Dessa forma, o Pan-Americano fica aberto tanto para atletas de alto rendimento, quanto competidores amadores.
A capital catarinense já foi casa do Pan-Americano de Taekwondo em 2014, quando o Brasil consagrou-se campeão contra a Argentina. Um dos dez títulos do país na competição.
Continua depois da publicidade
Neste ano, Florianópolis terá quatro representantes entre as três equipes da Seleção Brasileira. Henrique Barth e Luana Pinheiro fazem parte do time adulto principal, Rebeca Lemos do juvenil, e Gustavo Souza do time de combate com armas.
– Chorei muito quando ganhei o Campeonato Brasileiro em São Paulo, era um sonho e uma etapa ao mesmo tempo. Eu queria muito vencer e sabia que aquilo iria me ajudar a ser notado. Agora o foco total é representar o Brasil no nosso Pan – disse Henrique, faixa preta de 20 anos.

O Pan-Americano de Taekwondo será disputado de 23 a 25 de setembro, no CentroSul, em Florianópolis, e a entrada para o público é gratuita.
Na sexta-feira há o Torneio dos Campeões, onde os quatro atletas melhores ranqueados de cada país lutam pelo título continental e por quatro vagas para o Mundial de 2023.
Continua depois da publicidade
No sábado, seguem as competições para faixas pretas juvenis e faixas coloridas. E no domingo, é a vez dos faixas pretas adultos e mestres disputarem o Open, torneio regular que abre a temporada 2023.
Todos os três dias iniciam às 9h (de Brasília).