Florianópolis recebe desde o início desta semana uma exposição que retrata os ataques aos negros feitos durante o regime nazista. A mostra “Nossa Luta: a perseguição aos negros durante o Holocausto” foi aberta na segunda-feira (15) e fica em cartaz até o dia 30 deste mês, na Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), no bairro Pantanal, em Florianópolis. A visitação às obras é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Continua depois da publicidade

A exposição apresenta registros sobre as políticas raciais do nazismo impostas à população negra e propõe uma reflexão sobre os perigos dos discursos de ódio, do racismo e da intolerância, inclusive nos dias atuais.

A exposição é inédita no Estado e é organizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba e pela Associação Israelita Catarinense. Também apoiam o projeto o Instituto Liberdade e o Instituto Delta.

A vice-presidente da associação, Ethel Scliar Cabral, afirma que a intenção é ampliar o debate sobre as diferentes formas de discriminação – algumas muito sutis e outras, violentas, até mesmo com uso da internet. A intenção dos trabalhos é desenvolver a empatia, a tolerância e o respeito pelo outro.

A mostra possui atividades interativas e guia monitorado. São 20 painéis e alguns objetos expostos em vitrines que envolvem os visitantes. Professores com grupos de alunos recebem certificado de participação e livro e podem agendar as visitas pelo e-mail secretaria@aic-sc.org.br.

Continua depois da publicidade

Acesse as últimas notícias do NSC Total