Florianópolis entra para a história como a primeira sede do Campeonato Brasileiro de Patinete Freestyle. O evento acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Skate Park da Costeira, e reúne 28 atletas de cinco estados (RS, SC, PR, SP e RJ).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os inscritos vão disputar as categorias Estreante, Iniciante e Amador na modalidade Freesyle, que une o Park e o Street.

Apesar de ser o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade, a galera do patinete já promove encontros na capital catarinense desde 2019, visando a união das pessoas para a prática do esporte.

Em 2021, aconteceu o Open Brasileiro, torneio sem ter o regulamento aprovado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).

Continua depois da publicidade

Porém, no início deste ano, a CBHP aprovou o estatuto e, assim, a organização pôde chamar o torneio de Campeonato Brasileiro. De mudanças, além do nome do evento, agora os atletas federados e confederados terão as notas reconhecidas em um ranking.

Florianópolis recebe Pan-Americano de Taekwondo a partir de sexta-feira

O consentimento da organização também permitiu que o Campeonato Brasileiro se torne uma seletiva para o Mundial de 2022, que acontecerá em Buenos Aires, na Argentina, entre outubro e novembro. Os atletas disputam dez vagas para representar o Brasil na competição.

— Com os atletas federados e confederados a gente fica cada vez mais perto de ter o esporte reconhecido. Assim como o skate recentemente entrou nas Olimpíadas, tem uma projeção para o patinete freestyle entrar em 2028. Vai depender do crescimento do esporte no mundo, mas já é um passo nessa direção — explica Bruno Smaniotto, Diretor do Patinete Freestyle da Federação Catarinense de Hóquei e Patinação (FCHP) e CBHP.

Não houveram dúvidas na escolha da sede do primeiro Campeonato Brasileiro de Patinete Freestyle. Bruno conta que foi na capital catarinense onde tudo começou.

Continua depois da publicidade

— Florianópolis é a origem do movimento, é a nossa casa e onde o esporte começou a propulsar para resto do Brasil. Esse evento simboliza a virada de chave da modalidade, patinete não é só um brinquedo, é também um esporte — finaliza.

Confira a agenda

  • Sábado (24/09): Campeonato Brasileiro das 8h até às 18h
  • Domingo (25/09): atividades com prêmios para a comunidade

*Com informações do GE

Leia também

Catarinense Gabi Barbieri chega à final do Brasileirão e fala sobre emoção da partida

Árbitra de Jaraguá do Sul vai apitar final do Brasileiro Feminino: “É histórico”

“Queremos muito a vaga na final”, diz técnico do Joinville Vôlei sobre estadual