De acordo com a Secretária de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES), existem 1.403 pacientes na lista de espera por transplantes no Estado. Desse total, 796 aguardam por um rim. É nesse sentido, que a Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR/SC) promove, nesta quinta-feira (21), no Centro de Florianópolis, a ação de conscientização pelo Setembro Verde, termo usado para celebrar o mês da doação de órgãos no Brasil.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O evento, que também é uma campanha para o controle das doenças renais, acontece em frente ao Terminal Central (Ticen), na avenida Paulo Fontes, das 9h às 16h.
No local, profissionais da saúde estarão à disposição para fornecer orientações sobre a doença renal e doação de órgãos, com a distribuição de folders didáticos, além da realização de exames de glicemia e aferição da pressão arterial para os interessados.
Para o presidente da APAR/SC, Humberto Mendes, é importante alertar a sociedade catarinense que o objetivo da campanha é conscientizar pela doação.
Continua depois da publicidade
—O objeto da Campanha é conscientizar pelo sim à doação, tanto para que cada pessoa seja uma doadora, como para cada família honrar o desejo do doador. É esse tipo de consciência que faz com que Santa Catarina, seja referência nacional em doação/por milhão de habitantes— declara Humberto.
Dia Nacional da Doação de Órgãos
O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído pela Lei nº 11.584 em 2007 com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação. A campanha pretende, ao mesmo tempo, estimular as pessoas para que conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
Em números absolutos, o país é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. No Brasil, pacientes recebem assistência integral e gratuita pela rede pública de saúde, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O assunto ganhou notoriedade com o transplante (de coração) a que foi submetido o apresentador Fausto Correia da Silva, o Faustão.
Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação. O gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas são salvas.
Continua depois da publicidade
Serviço
- O quê: Conscientização sobre a importância da doação de órgãos
- Quando: 21 de setembro (quinta-feira) – das 9h às 16h
- Onde: Avenida Paulo Fontes, em frente ao TICEN, no Centro de Florianópolis
Veja fotos:
*Sob supervisão de Diane Ziemann.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Leia mais
Artistas de SC podem participar de residência artística gratuita
UFSC apresenta estudos sobre água da Lagoa do Peri em audiência pública na Alesc
Entenda a importância e os benefícios do treino de pernas na academia