No ano em que comemora o seu 250° aniversário, a expectativa é grande para a realização de mais uma edição da tradicional Procissão do Nosso Senhor dos Passos, em Florianópolis. Ao longo da semana estão acontecendo missas previstas na programação e a organização espera receber mais de 60 mil pessoas nos dois eventos principais: a Procissão do Carregador, na noite de sábado, e a Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, na tarde de domingo.
Continua depois da publicidade
A procissão já é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial do estado desde 2006 e agora busca o registro como Patrimônio Cultural Brasileiro. No Brasil, somente o Círio de Nazaré possui o título. O provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Luiz Mário Machado, afirma que já está tudo organizado para receber os devotos.
— Agora é só rezar para não chover. Este ano vamos ser ainda mais cuidadosos para que saia tudo perfeito, pois a equipe do Ministério da Cultura vai acompanhar e registrar a procissão com vídeos e fotos para os “finalmentes” do processo — explicou.
Manifestação x Procissão
Continua depois da publicidade
Inicialmente existia uma preocupação da Irmandade devido à manifestação pelo impeachment marcada para o mesmo dia e horário da procissão no domingo, mas Luiz Mário disse que está em contato com a Polícia Militar, que já negociou com a organização do protesto para que os dois eventos transcorram com tranquilidade.
O tenente-coronel Marcos Pontes, do 4ª batalhão, confirmou que a PM está preparada para atender os dois eventos e não deve haver conflito de público ou local:
— Já conversamos com a organização do Movimento Brasil Livre e no único local em que os grupos vão se aproximar, próximo ao Largo da Alfândega, o pessoal do protesto vai baixar o som para não atrapalhar o canto da procissão — disse.
Continua depois da publicidade
Alterações no trânsito
As alterações no trânsito para a procissão começam na sexta-feira à noite, com a proibição de estacionamento nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes e no entorno da Praça XV de Novembro.
No dia 12 de março, sábado, o trânsito será interrompido a partir das 8h nas ruas que integram o trajeto da Procissão do Carregador: ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes, Ilhéus e Tenente Silveira (no trecho em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis). Após o cortejo, que deve durar em torno de 45 minutos, o trânsito será liberado.
No período da tarde, a partir das 18h, o trânsito será interrompido novamente nas mesmas ruas para o percurso da Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores.
Continua depois da publicidade
No domingo, dia 13, às 6h, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para que os fiéis façam a confecção dos tradicionais tapetes. Às 14h, o ponto de táxi da Praça XV de Novembro será deslocado.
Transporte coletivo
Os ônibus do transporte coletivo vão circular com horários extras nos dias 12 e 13 de março par atender todos os fiéis da procissão. Estacionamentos da região central também irão funcionar de plantão.