A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá sua 23ª edição em outubro, entre os dias 11 e 19. O evento é um dos mais longevos festivais do país e contará com apresentações no Centro Integrado de Cultura (CIC), além de outros espaços da cidade, incluindo 150 escolas da rede municipal.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Neste ano, a mostra traz um retrato da infância e da cinematografia do Brasil e outros países e irá discutir também o mercado audiovisual brasileiro. A programação conta com mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, palquinhos com apresentações musicais, lançamentos de livros, oficinas de audiovisual para crianças e uma consultoria de roteiro para realizadores, além de reunir nomes importantes do mercado audiovisual brasileiro.

Nesta edição, também ocorrerá, de forma inédita, o show Bailamos, do grupo Tiquequê (SP), para o encerramento, quando os curtas-metragens vencedores serão anunciados. Após as sessões de cinema, a pipoca será oferecida gratuitamente.

— É com muita alegria que mais uma vez a Mostra traz uma curadoria com muita diversidade e qualidade. Realizar este evento há tantos anos nos enche de orgulho, pois sabemos a importância da arte na formação das crianças. Não só para a construção da cidadania, mas também para a fundamental formação de plateia que o audiovisual brasileiro tanto precisa — afirma a idealizadora e diretora do evento, Luiza Lins.

Continua depois da publicidade

Programação

A edição deste ano, no CIC, oferece aos fins de semana sessões no Teatro Ademir Rosa, e durante a semana na Sala de Cinema Gilberto Gerlach. E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso à Mostra, uma seleção de filmes ficará disponível de 12 a 31 de outubro, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.

Já a abertura para adultos, realizadores e professores será no dia 11. Às 9h, ocorre o Encontro Nacional de Cinema Infantil, com o tema “O momento e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para crianças: fomento, formação, produção e distribuição”. Entre os convidados, pessoas importantes do cenário audiovisual do país, como Fabiano Gullane, Célia Catunda, Gabriella Mancini, Carla Esmeralda, Aleteia Selonk, Aline Belli, Patricia Barcellos e Tatiana Costa, entre outros.

Às 14h, na abertura oficial para adultos, será realizada a pré-estreia da série “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello. A obra aborda diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil e acompanha o cotidiano de meninas e meninos de comunidades remotas e outras urbanizadas. A exibição será seguida de debate com Faganello, Vanessa Fe Há, indígena do povo Kaigang, que também dirige a série, e com a professora, escritora e ativista Eliane Potiguara. O evento será acessível.

Continua depois da publicidade

Inscrições para o 1° dia

A participação no primeiro dia da Mostra será possível mediante inscrição, que precisa ser feita no site da Mostra Infantil de Cinema. As vagas são limitadas.

Dia das Crianças com curtas e longas-metragens inéditos

No Dia das Crianças (12), a programação começa às 11h e vai até o final do dia, com sessões de cinema, palquinho da Mostra e oficinas. Entre os filmes selecionados pela curadoria estão curtas-metragens, nacionais e internacionais, vindos de 14 países, como Bélgica, França, Peru, Portugal e Rússia, além de oito longas-metragens convidados.

Os filmes trazem um retrato atual da diversidade sociocultural do Brasil e do mundo. São obras lúdicas, que respeitam os temas da infância, sem espaço para preconceitos e estereótipos. A classificação etária é livre, mas o evento faz uma sugestão de idade por sessão.

Entre os curtas, duas pré-estreias: “UPS!”, de Galvão Bertazzi e Luís Canau (Portugal), animação que estreia mundialmente na Mostra; e “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello (SC).

Continua depois da publicidade

Premiação

Todos os curtas-metragens estão na Mostra Competitiva e concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1,5 mil. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado. Uma novidade desta edição é o Prêmio Aquisição do Itaú Cultural Play no valor de R$15 mil, com licenciamento para a plataforma pelo período de 24 meses – após janela de 12 meses para exibição em festivais.

A inclusão e o acesso às produções audiovisuais estão entre as principais propostas da Mostra desde a primeira edição. Neste ano, a programação inclui filmes acessíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e também sessões com audiodescrição. No site oficial do evento é possível conhecer a programação completa.

Leia também

Cinemas em SC: confira os filmes em cartaz de 03/10 a 09/10 e boa diversão