Muitos turistas de várias regiões do Brasil e de outros países escolheram passar a temporada de verão na capital de Santa Catarina, o que aumenta a demanda por atendimentos de saúde. A grande maioria dos estrangeiros que visitam Florianópolis no momento são da Argentina e, desde o início da temporada, mais de 8 mil atendimentos de pacientes argentinos já foram realizados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio-SC), 27 em cada 100 turistas que vieram para o Estado nas primeiras duas semanas deste ano, são estrangeiros. Destes, 22 eram da Argentina. Esse aumento da população, resultado dos quase 3 milhões de turistas esperados durante a temporada, interfere e aumenta a demanda dos serviços de saúde em Florianópolis.
Segundo um levantamento da Secretaria de Saúde de Florianópolis, que levou em conta o número de atendimentos de argentinos nas UPAS e centros de saúde da Capital desde o início da Operação Verão, em 16 dezembro, até essa sexta-feira (7), foram realizados 8.712 atendimentos para cerca de 5.890 pessoas:
- 6.849 atendimentos para 4.945 pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- 1.863 atendimentos para 945 pessoas nos Centros de Saúde.
Continua depois da publicidade
Os números consideraram a nacionalidade dos pacientes. Por isso, alguns atendimentos podem ser de residentes e há possibilidade de um paciente ter buscado atendimento mais de uma vez.
A Secretaria não informou os motivos dos atendimentos, por exemplo, se estão relacionados a viroses ou outras doenças.
Atendimento multilíngue
Para atender a demanda e facilitar o atendimento de moradores e turistas ao longo da alta temporada de verão, Florianópolis também passou a atender pacientes com um serviço de teleatendimento que oferece assistência de saúde por áudio e vídeo, 24 horas por dia.
O Alô Saúde Floripa é uma iniciativa com atendimento multilíngue pioneira no Brasil, que já realizou mais de 33 mil atendimentos por telemedicina em 2023. Na temporada de verão 2024/2025, o serviço funcionará até o dia 6 de março deste ano e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Continua depois da publicidade
Até o momento, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, 74 atendimentos de argentinos foram realizados via Alô Saúde Floripa desde o início da Operação Verão.
Para receber o atendimento, o turista só precisa fazer uma ligação para o telefone 0800 333 3233 e seguir algumas instruções. Após um breve cadastro, o paciente será atendido por profissionais que avaliam sintomas, oferecem assistência médica por vídeo e, caso necessário, direcionam para uma unidade presencial adequada.
O atendimento pode ser realizado em inglês e espanhol, além do português, ou via WhatsApp, na língua nativa do paciente.
Leia mais
Florianópolis passa a atender turistas com serviço de telessaúde
Alô Saúde Floripa amplia atendimento para turistas na temporada de verão
Como Florianópolis se prepara para aumento da demanda em Saúde no verão