Florianópolis está com ações de prevenção contra a Aids durante o dezembro vermelho, mês de conscientização do HIV, vírus da imunodeficiência humana. Nesta segunda-feira (12), a van da prevenção combinada estará em frente à UPA Norte, das 9h às 17h. Serão disponibilizados testes rápidos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), além de atendimento relacionado à saúde sexual.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, equipes avaliarão pacientes e poderão indicar prescrições de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Durante todo o dia, também haverá a divulgação do Projeto A Hora É Agora e dos Centros de Testagem e Resposta Rápida.

Um conjunto de estratégias que utiliza diferentes formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e outras IST, chamada prevenção combinada, está sendo utilizada pelas equipes de saúde. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.

Números do HIV em Florianópolis

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, há uma estimativa de que 7 mil pessoas vivem com HIV na Capital. Destas, de 500 a mil indivíduos têm o vírus e não sabem.

Continua depois da publicidade

Florianópolis oferece serviço pioneiro de entrega de medicamentos para pessoas com HIV

Em torno de 6 mil pessoas fazem uso de medicamentos para HIV. Aproximadamente 2 mil e 900 pessoas não têm HIV, mas estão em uso de PrEP.

Florianópolis está entre as três capitais com melhores indicadores em relação à doença avançada de HIV, ou seja, estamos conseguindo diagnosticar o HIV antes mesmo da pessoa ter o comprometimento da sua imunidade.

Leia também

Conheça os direitos das pessoas com HIV

Homem é condenado em SC pela morte da esposa após transmitir HIV conscientemente a ela