As melhorias na infraestrutura são o foco da prefeitura de Florianópolis para a próxima temporada de verão. A ideia é atrair e prolongar a permanência dos turistas na capital. A contratação de pessoal para aumentar a fiscalização de ambulantes, a segurança dos banhistas e a coleta de resíduos, principalmente nas praias, estão entre as medidas em andamento.
Continua depois da publicidade
Embora a temporada comece dia 15 de dezembro, a programação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (12) em um evento na prefeitura. Entre as novidades estão a instalação de 1.136 pontos de iluminação nas praias, para que os banhistas possam aproveitar o mar por mais tempo.
Para o Réveillon, a prefeitura planeja soltar fogos da Ponte Hercílio Luz, desde que haja liberação dos bombeiros.
De acordo com o prefeito Gean Loureiro, a qualificação dos bairros será uma forma de melhorar o atendimento aos turistas.
— Estamos falando da praia de Canasvieiras com a faixa de areia com mais de 50 metros, a oportunidade de ter a Beira-Mar despoluída, um investimento em mais pessoal com mais planejamento. Os próprios ambulantes serão qualificados para chegar à temporada com uma melhor relação com o turista e o morador que frequenta as praias — disse Gean.
Continua depois da publicidade
No planejamento do município, constam ainda obras já em andamento como as de asfaltamento. Para o prefeito, essas iniciativas devem melhorar a mobilidade durante o verão.
— A própria ordem de serviço da SC-404 que vai permitir ter mais uma pista na temporada de verão. O início das obras da SC-401, a terceira pista da BR-282, da Via Expressa continental, o novo acesso ao aeroporto, são diversos investimentos de todas as esferas de poder que vão minimizar o problema da falta de mobilidade, mas sabemos ainda há muito a fazer — ponderou.
Leia também: Um terço dos turistas estrangeiros no BR escolhe SC; veja quais as cidades preferidas
Abastecimento na temporada de verão
Para evitar problemas de abastecimento de água durante a temporada, a Companhia Catarinense de águas e Saneamento (Casan) deve manter a estrutura emergencial montada para captação durante a estiagem.
— Se houver um prolongamento ou algum episódio de estiagem, a gente vai ter a garantia dessa vazão promovida pela unidade emergencial instalada no Rio Cubatão. Temos todo um planejamento, são ações como ampliação da rede de água, com novos equipamentos para bombeamento e instalação de geradores para que a gente garanta, em eventuais casos de queda de energia, o funcionamento dos nossos equipamentos — informou o diretor de operação da Casan, Fábio Krieger.
Continua depois da publicidade
Segurança nas praias
No que se refere à segurança nas praias, 166 guarda-vidas estarão distribuídos em 26 praias de Florianópolis. Segundo o tenente-coronel Diogo Losso, serão 300 servidores do Corpo de Bombeiros atuando na cidade.
— Agora na pré-temporada, em 12 de outubro, começamos com a ativação de alguns postos. Estamos ativando na praia da Lagoinha do Leste, por exemplo, um posto de guarda-vidas. É uma praia que tem acesso somente por trilhas, mas que tem um apelo de aventura muito grande — disse Losso.
Leia mais
Turistas aprovaram natureza e segurança no verão; balneabilidade tem que melhorar
Continua depois da publicidade