O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, confirmou nesta quinta-feira, durante o Congresso Técnico da Fifa, que Florianópolis é uma das cidades que está no páreo para receber a fan fest – evento oficial da entidade para transmissão de jogos em telões durante a Copa – caso Recife realmente desista de promover o evento. Weil destacou que, nesse caso, a capital catarinense concorreria com outras duas cidades.
Continua depois da publicidade
– Uma delas é João Pessoa, a outra eu não sei dizer de cabeça – disse Weil, que destacou que essa possibilidade só será discutida pelas autoridades da Fifa se Recife se negar a fazer os investimentos necessários para promover a fan fest.
:: Acesse a página especial do Congresso Técnico da Fifa
Questionado se a prefeitura de Florianópolis já teria feito um pleito oficial, o diretor da Fifa desconversou, mas deu pistas de que as conversas já acontecem.
Continua depois da publicidade
– Posso dizer que Florianópolis e João Pessoa já manifestaram interesse em ter a Fan Fest. Mas a desistência de Recife não é oficial, e nós queremos que a cidade receba a fan fest. Nossa intenção é que as cidades-sedes tenham essa oportunidade, para as pessoas que não conseguiram comprar ingressos assistirem aos jogos e sentirem a sensação de estar em um estádio, vendo um jogo da Copa.
Desistência de Recife
No último dia 15, a Prefeitura de Recife anunciou que não vai mais promover a Fan Fest, evento que promove a transmissão de partidas da Copa do Mundo nas sedes do evento.
A justificativa para a desistência foi o alto custo previsto para a instalação das estruturas necessárias. Ao todo, o investimento previsto seria de R$ 20 milhões, integralmente custeados pelos cofres públicos.
Continua depois da publicidade
– Recife é totalmente a favor da realização da Copa e está à disposição para ajudar no que puder. Mas ponderamos sobre a Fan Fest e concluímos que não poderemos arcar sozinhos com esse valor. Vamos aguardar que a Fifa nos traga outras sugestões – disse George Braga, secretário de Esportes de Recife, em entrevista coletiva.
A Fifa, por sua vez, disse que pretende ajudar a capital pernambucana a captar investidores, mas não pode investir dinheiro no evento, já que não o fará nas demais cidades que sediarão jogos da Copa.
O que é uma fan fest
Durante a Copa, na hora em que a bola estiver rolando em campo, o FIFA Fan Fest promete ser o segundo lugar mais animado – depois do estádio, é claro. O evento, com entrada gratuita , é mais uma oportunidade para turistas, fãs de futebol e torcedores locais para compartilharem momentos emocionantes e aproximarem as diferentes tradições culturais.
Continua depois da publicidade
Cada cidade-sede organizará suas programações com artistas locais e de projeção nacional, além de transmitir os jogos oficiais por meio de telões. A organização da fan fest fica por conta das cidades-sede, que devem captar investimento a partir de patrocinadores para promover mais este evento oficial da Fifa, que não fará injeção financeira.
Weil também afirmou que não há um prazo para a escolha de qual cidade que irá receber a fan fest, mas ressaltou que a decisão precisa ser rápida, pois a captação de investimentos e fornecimento de estrutura depende do município. A Fifa só irá contribuir com fornecimento de telões, palco e equipamentos de transmissão.