A jovem administradora Maria Cláudia Evangelista, 31 anos, que acaba de assumir a Secretaria de Turismo de Florianópolis e é a única mulher no primeiro escalão do governo de Cesar Junior. Ela tem como principal desafio aumentar a atração de turistas para a Capital também nas estações mais frias.

Continua depois da publicidade

A propósito, o próprio Cesar Junior afirmou que, se o grande número de turistas do verão está prejudicando a qualidade de vida de Florianópolis é preciso mudar isso.

Em conversa para o espaço Estela Entrevista, Maria Cláudia afirmou que a situação atual pode ser mudada com planejamento que inclui qualificação, infraestrutura, serviços, e marketing (promoção). Entre os segmentos de turismo que a Capital pode fortalecer estão os de eventos, GLS, cultural e gastronômico.

Segundo Maria Cláudia, a cidade não quer dispensar o turismo de lazer, que representa 60% do movimento total do setor no mundo. A intenção é atrair mais pessoas durante todo o ano com eventos. Um exemplo, segundo ela, é a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

A secretária disse também que a Capital catarinense trabalha com o governo do Estado para atrair pelo menos uma seleção da Copa do Mundo para treinar na cidade. Somente os treinos atraem cerca de 20 mil visitantes, observou.

Maria Cláudia atua no turismo há oito anos. Começou como estagiária na pasta que ocupa agora. Além de Administração com habilitação em Turismo e Hotelaria, fez pós-graduação em Empreendedorismo Global e mestrado em Administração na Espanha, com foco em gerência pública.