A prefeitura de Florianópolis atualizou nesta quarta-feira (31) a recomendação para o uso de máscaras em ambientes fechados, indicando agora itens que fornecem uma proteção maior contra o coronavírus. Agora, a Secretaria de Saúde da Capital recomenda o uso de máscaras do modelo PFF2/N95, ou a combinação de duas máscaras, uma cirúrgica e outra de tecido por cima.
Continua depois da publicidade
> Qual a máscara mais segura contra Covid-19? Descubra e veja como usar
Trata-se de uma recomendação para os moradores que puderem adotar a proteção extra, e não uma obrigação. Conforme a prefeitura, a orientação é baseada em protocolos internacionais de combate ao coronavírus e levam em conta a possibilidade de contágio por novas variantes de covid-19, que se mostram mais transmissíveis.
Ainda segundo a prefeitura, a produção dessas máscaras também aumentou ao longo do último ano e hoje não há risco de escassez para os profissionais de saúde, o que torna viável o uso pela população em geral.
O uso da máscara do modelo PFF2 tem sido recomendado por especialistas no mundo todo, por se tratar de um equipamento de proteção que veda a área do nariz e da boca, não deixando brechas nas laterais. Se em boas condições, essas máscaras também podem ser reutilizadas algumas vezes, desde que fiquem guardadas em local arejado e limpo.
Continua depois da publicidade
O descarte da PFF2 deve ser feito se a máscara estiver molhada, suja, com qualquer odor desagradável, afrouxamento das alças ou danificada. A máscara não deve ser utilizada com qualquer outra por baixo ou sobre ela.
Já no caso da combinação de duas máscaras, a orientação da prefeitura é para que os moradores utilizem primeiro a cirúrgica, que pode ser usada por cerca de quatro horas, com uma segunda camada de pano ou tecido por cima.