Florianópolis passará a atender também turistas ao longo da alta temporada de verão com o serviço de teleatendimento Alô Saúde Floripa, restrito a moradores da Capital catarinense até então. Os visitantes poderão fazer o uso da assistência em saúde por áudio e vídeo até 28 de fevereiro do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Ao ligar para o serviço de telessaúde (disponível gratuitamente pelo número 0800 333 3233), o turista será orientado a fazer um cadastro para utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Florianópolis. A partir do recurso, é possível receber atendimento médico por vídeo e obter eventual receita pelo celular.

Quando necessário, o teleatendimento ainda vai orientar o visitante a buscar presencialmente uma unidade de saúde. A prefeitura recomenda, inclusive, que o paciente priorize o Alô Saúde a princípio.

A gestão Topázio Neto (PSD) afirma que a iniciativa dedicada a turistas é pioneira no país. A intenção, ainda segundo a prefeitura, é evitar a sobrecarga da saúde e garantir suporte mais ágil e eficiente.

Continua depois da publicidade

No verão passado, a Capital teve unidades de saúde lotadas por conta de uma epidemia de diarreia. Ainda na ocasião, a maior parte dos atendimentos em Florianópolis foi feita pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Norte da Ilha de Santa Catarina, que costuma receber pacientes de Canasvieiras e Ingleses, bairros que têm alto número de turistas no auge da temporada.

Leia mais

Florianópolis se prepara para “invasão” de turistas na temporada de verão

Número de locais próprios para banho diminui em SC, aponta novo relatório do IMA