A Prefeitura de Florianópolis lançou neste domingo (4) uma nova etapa do programa Alô Saúde Floripa. Agora, além do atendimento por profissionais de enfermagem e marcações de consultas, o programa também oferecerá atendimento médico por teleconsulta. O novo tipo de atendimento complementará as ofertas do serviço público na cidade, não substituirá as consultas presenciais, mas vai ajudar desde já a manter o atendimento a toda população do município, inclusive em situações como a atual greve ilegal do Sintrasem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Florianópolis, estima-se que além das orientações de autocuidado e dos direcionamentos para emergência, boa parte dos atendimentos médicos na cidade poderão ser feitos de maneira virtual, por vídeo. Com a adesão da população à tecnologia, além de ajudar os pacientes com conforto, rapidez e evitar deslocamentos, também vai melhorar o acesso nos Centros de Saúde diminuindo fila. “Qualquer cidadão de Florianópolis poderá ligar no Alô Saúde a qualquer hora do dia. Será 24 horas. Pelo serviço, o paciente poderá ser consultado pelo médico, receber os documentos referentes as consultas, como atestados e receitas quando indicados”, explicou o prefeito Topázio Neto.

Unidade de atenção primaria à saúde de Blumenau passa por reformas a partir de segunda

Para ter acesso ao atendimento é muito simples: basta ligar no já conhecido 0800 333 3233 e identificar-se. É necessário ser morador de Florianópolis e ter cadastro no SUS. Caso não tenha cadastro, o atendente poderá fazê-lo na hora. Depois de passar por uma triagem com profissionais de enfermagem, o paciente que necessitar de consulta e não puder ser agendado direto com sua equipe de saúde, receberá um link via email ou whatsapp para acessar na hora marcada da sua consulta através de celular ou computador.

Continua depois da publicidade

O serviço de teleconsulta médica, se soma ao serviço já disponível, a partir desta segunda-feira, 05 de junho, e já é uma realidade nos principais planos de saúde do Brasil, além de sistemas de saúde do Reino Unido e Portugal.

VÍDEO: Bombeiros auxiliam no transporte de órgãos de Rio do Sul para pacientes em Joinville