O Dia Mundial Sem Carro é lembrado nos quatro cantos do planeta no dia 22 de setembro como forma de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a data será marcada pelo fechamento de uma rua na região central da cidade nesta quinta-feira. Entre às 6h e 20h, o tráfego de veículos será interrompido em um dos lados da praça XV de novembro, na rua Arcipreste Paiva, no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes.

A iniciativa parte da Secretaria Municipal de Segurança e Gestão do Trânsito e a Guarda Municipal. Neste dia, o semáforo do trecho será desligado e a GMF estará no local para garantir a passagem dos pedestres por meio do aceno com a mão. O local ficará aberto para transporte público coletivo, escolar, táxi, bicicletas e pedestres. Para o tráfego de veículos permitidos, serão feitas divisões com cones e fitas zebradas para táxis, bicicletas e ônibus.

Entre outras ações, estão previstas a distribuição de cartilhas do ciclista e mudas de plantas do Horto Municipal. Por meio de um telão instalado na região central, serão apresentados projetos desenvolvidos para a cidade, além das propostas de novas configurações das vias a serem implantadas. Estarão disponíveis também atividades com checagem da pressão arterial, orientações sobre caminhar de forma saudável, programas de atividades físicas, apresentação de shows, cinema, bandas, declamação de poesias e grupos de arte.

A jornada mundial ‘Na cidade sem meu carro’ começou em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001 pelo Instituto RUAVIVA. O movimento tem como objetivo principal instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade dominante em nosso país, onde o modo motorizado individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte público coletivo e do não motorizado.

Continua depois da publicidade