Florianópolis foi uma das 11 cidades brasileiras selecionadas para participar de um estudo global sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica, uma enfermidade irreversível que atinge principalmente fumantes, causando cansaço e falta de ar. O estudo, que tem como objetivo avaliar os efeitos de uma nova droga que promete amenizar os sintomas da doença, será realizado com mais de 2 mil pacientes de 21 países e vai durar um ano.
Continua depois da publicidade
No Brasil, 8 milhões de pessoas sofrem dessa doença pulmonar, de acordo com o Ministério da Saúde. Estima-se que até 2030 ela seja a terceira causa de morte no mundo. Por comprometer a capacidade respiratória, a enfermidade deixa o paciente sem condições de realizar até mesmo esforços mínimos, como subir um lance de escada.
A nova droga, chamada de roflumilaste e lançada no mercado brasileiro em 2011, é um anti-inflamatório de uso oral que reduz a frequência das exacerbações em pacientes que sofrem da doença.
Além de Florianópolis, participam do estudo centros especializados de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Santo André (SP), Recife, Goiânia, Botucatu (SP) e Vitória.
Continua depois da publicidade