Florianópolis terá ao longo da próxima semana, entre domingo (4) e sábado (10), uma programação completa com foco no incentivo do deslocamento a pé. A cidade fará parte da mobilização nacional Semana do Caminhar 2019. Os eventos serão feitos chamando a atenção para o espaço de circulação do pedestre e convidando as pessoas a caminharem mais em seu dia a dia, interagindo com a cidade e cuidando da saúde.

Continua depois da publicidade

Serão doze atividades pontuais e iniciativas contínuas ao longo semana nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Ao longo da semana os alunos irão elaboram frases para chamar atenção dos adultos para que reflitam sobre o convívio social. De acordo com a organização do evento, será utilizada a técnica de lambe-lambe para colá-los em pontos da cidade onde há maior fluxo de pessoas.

A Semana do Caminhar é promovida nacionalmente pela ONG Sampapé e consiste em uma semana de eventos e campanha para chamar a atenção sobre a importância do caminhar nas cidades como forma de deslocamento e todos os seus benefício. O evento é promovido na Capital pela administração municipal em parceria com a Amobici (Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis), a Caminhada Jane Jacobs Floripa.

Programação:

Domingo (04/08) – 10h às 11h30min

Abertura da Semana do Caminhar 2019 com Travessia da Ponte Pedro Ivo

Continua depois da publicidade

Caminhada saindo do Parque de Coqueiros, passando pela Ponte Pedro Ivo até a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.

Segunda-feira (05/08) – 13h30min às 14h30min

+ Pedestres na prática: Diagnóstico

Atividade inicia na Rua Altamiro Guimarães, em frente ao Shopping Beiramar. O intuito é realizar visita às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck, no centro da cidade, para avaliação dos espaços de circulação.

Segunda-feira (05/08) – 19h às 20 horas

Caminhada Fotográfica Noturna

Caminhada conduzida pelo fotógrafo esportivo Vinícius Leyser da Rosa, com saída do Parque da Luz em direção à Avenida Hercílio Luz, com o tema Calçadas de Florianópolis: Arte, mobilidade, ativismo urbano, patrimônio e cidadania.

Terça-feira (06/08) – 12h às 13h30min

Caminhada turística no Centro Histórico

Com saída prevista da escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis, ao longo do trajeto o guia curiosidades arquitetônicas e de comportamento social.

Continua depois da publicidade

Quarta-feira 07/08 – 09h30min às 11h

Sessão de Cinema

A atividade deve ocorrer no Centro de Desportos UFSC, no Campus Trindade, Av. César Seara. Haverá exposição de filme e debate sobre pedestres e mobilidade ativa

Quarta-feira (07/08) – 19h às 21h30min

Cidade para as pessoas

Apresentação de projetos e programas da Prefeitura Municipal de Florianópolis relacionados ao caminhar, como o Ponte Viva e o Calçada Certa. Evento ocorrerá no auditório da Fecomércio, na rua Felipe Schmidt, 785, centro

Quinta-feira (08/08) – à partir das 20h

Um brinde ao pedestre

Encontro para celebrar a pé o Dia Mundial do Pedestre nos bares da Rua Victor Meirelles.

Sexta-feira (09/08) – 10h30min às 11h30min

Caminhada às margens dos córregos da Cidade Universitária

Com início previsto no Centro de Desportos e Saúde UFSC, a atividade promete uma caminhada de exploração às margens dos córregos situados dentro da Cidade Universitária, para analisar problemáticas e elaborar sugestões para requalificação do espaço público.

Sexta-feira 09/08 – 13h30min às 18h30min

Roda De Conversa Sobre Caminhabilidade

Debate ocorrerá na Câmara Municipal de Florianópolis, na Rua Anita Garibaldi, 35 e será promovido junto a Frente parlamentar de Mobilidade Urbana.

Continua depois da publicidade

Sábado 10/08 – 09 h ás 10 horas

+ Pedestres na prática

Retorno às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação do ganho de espaço de circulação para as pessoas.

Sábado 10/08 – 10 às 12 horas

Nos Passos do Senhor dos Passos

Para marcar o encerramento da Semana do Caminhar o trajeto o terá foco na história urbana de Florianópolis seguindo o percurso da procissão de Nosso Senhor dos Passos, um dos mais antigos registros de percurso realizado a pé na cidade. O percurso, conduzido pelo Laboratório Cidade e Sociedade/UFSC e Caminhada Jane Jacobs Floripa, sairá da Catedral Metropolitana e seguirá por ruas do centro da cidade até o Hospital de Caridade.