Médicos da secretaria municipal de saúde de Florianópolis suspenderam as consultas programadas para tarde da próxima quarta-feira, 7 de março, nos mais de 50 postos de saúde da cidade. A mobilização serve para reividicar a suspensão de um desconto na remuneração que, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), tem gerado afastamento de muitos profissionais da saúde da rede pública.
Continua depois da publicidade
Os pacientes que tinham consulta marcada, segundo o Simesc, já tiveram o horário reagendado pelo médico responsável. A suspensão planejada ocorre apenas nas consultas nos postos de saúde – o atendimento de urgência, de emergência e o tratamento continuado não será interrompido. Quem necessitar atendimento deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) norte e sul.
A reividicação
No horário aberto pelo cancelamento das consultas, por volta das 15h30min, haverá uma mobilização em frente à prefeitura e, em seguida, uma assembleia. Representantes da categoria devem se reunir com os secretários municipais de Governo, de Planejamento, de Administração e Saúde para continuar a negociação.
Continua depois da publicidade
Segundo o Simesc, em um ano e meio “mais de 100 médicos pediram demissão da prefeitura de Florianópolis. Em sete meses, foram realizados seis processos seletivos para contratação de médicos e, mesmo assim, o problema não foi solucionado”.