Ao menos oito cidades de Santa Catarina esgotaram seus estoques de vacina Coronavac até esta terça-feira (27). A conta de municípios que precisaram suspender as aplicações da imunizante brasileira contra a Covid-19 por falta de doses aumentou quando Florianópolis e Barra Velha também relataram ter zerado as doses que restavam. Itapoá informou que terá aplicações comprometidas no fim de semana, se um novo lote não chegar até lá.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
Um dia antes, na segunda-feira (26), cinco cidades já tinham informado que estavam sem o imunizante, segundo levantamento da NSC TV: São José, Tijucas, Gaspar, Rio do Sul e Jaraguá do Sul. A reportagem havia feito contato com 20 cidades, entre as maiores de SC, mas nem todas responderam. A situação, portanto, pode se repetir em outros locais.
A próxima remessa de vacinas, segundo o Instituto Butantan, será entregue ao governo federal somente no dia 3 de maio. Enquanto isso, novas doses do imunizante não serão enviadas aos estados.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, segundo a assessoria da prefeitura, 2.219 moradores completam o intervalo de 28 dias entre as doses nesta semana, mas terão que aguardar até maio para se considerarem imunizados.
A última remessa de vacinas, com 129 mil doses, chegou a SC na última sexta-feira (23). A Diretoria da Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) informou que era para todos os municípios terem doses garantidas, considerando as quantidades enviadas e a orientação mais recente de aumentar o intervalo entre as doses de 21 para 28 dias.
> Futebol entre amigos é liberado pelo Governo de SC; veja as regras
Um mês atrás, para acelerar a vacinação no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, orientou os estados a liberar parte dos lotes que estavam reservados para segunda dose. Nesta segunda-feira (26), em audiência pública no Senado, ele admitiu que há dificuldade para entregar novas doses aos estados.
Vacina da Fiocruz começa a ser enviada aos estados
O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (27), que está aguardando o Informe técnico, que é o documento feito pela equipe de logística da pasta para definir a quantidade de doses de cada estado, para iniciar o envio da remessa da Fiocruz, entregue ainda na sexta passada.
Continua depois da publicidade
Serão distribuídas 5 milhões de doses do imunizante para todo o Brasil e ainda não foi definido o quantitativo que vem para SC.
Pfizer chega a Florianópolis na próxima semana
Cerca de 17 mil doses da Pfizer chegam a Florianópolis no início da próxima semana, conforme anúncio feito pelo prefeito Gean Loureiro, no final da tarde desta terça, em suas redes sociais. A Capital é a única cidade catarinense a receber o primeiro imunizante aprovado para uso definitivo pela Anvisa, com 95% de eficácia contra o novo coronavírus, conforme publicado pela colunista, Dagmara Spautz.
Por determinação do Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer ficarão restritas às capitais no primeiro momento. Não se descarta a hipótese de estendê-las a outras grandes cidades em remessas posteriores, mas a possibilidade de uma distrtibuição capilarizada, para todos os municípios, é remota.
Leia também
Nova redução de jornada e salário deve ser autorizada nesta semana