O Carnaval de Florianópolis em 2023 vai contar com uma campanha contra a importunação sexual. A ação também em favor do respeito à diversidade e ao corpo alheio vai distribuir aos foliões leques e adesivos com os motes da iniciativa: “Respeito na folia” e “A melhor cantada é o respeito”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

A campanha é mobilizada pela prefeitura de Florianópolis, sob gestão Topázio Neto (PSD), em parceria com o Movimento Vida Mulher e com apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

— A ação reforça iniciativas e movimentos realizados ao longo de todo o ano e que combatem o machismo estrutural e os tipos de violência — disse a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do TJSC.

A iniciativa tem como foco os grupos mais vulneráveis em meio à folia, o que inclui as mulheres e o público LGBTQIA+, segundo afirma a médica Giovana Ribeiro, líder do Movimento Vida Mulher.

Continua depois da publicidade

— A liberdade de cada um termina onde começa a do outro — reforçou Ribeiro, ao tratar de um princípio básico de respeito, com o qual concorda Andréa Vergani, assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Florianópolis e também à frente da campanha.

— O respeito é fundamental, respeito à diversidade e respeito aos corpos alheios — disse Vergani, conforme divulgado também pelo TJSC.

A importunação sexual é um crime tipificado desde 2018, que consiste na prática de ato libidinoso sem a anuência da vítima com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. O delito inclui, entre outros atos, apalpar, tocar, lamber e desnudar outra pessoa sem o consentimento dela, e tem prevista uma pena de reclusão de um ano a cinco anos.

Veja como denunciar ato de importunação sexual

  • Central de Atendimento à Mulher (Ligue para 180)
  • Guarda Municipal de Florianópolis (Ligue para 153 ou 48 3271-6550)
  • Polícia Militar (Ligue para 190)

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o Carnaval

Acesse também

Carnaval 2023 em Florianópolis: blocos para curtir

Veja o que abre e fecha no Carnaval 2023 em Florianópolis