Após receber “poucas doses”, Florianópolis deixará de disponibilizar nesta semana vacinação contra a Covid-19 para um novo grupo por faixa etária. As mais de 6 mil doses disponíveis e enviadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) serão utilizadas para vacinar pessoas com mais de 36 anos, grávidas, lactantes e puérperas a partir desta quinta-feira (29). Esses são os grupos que já foram atendidos até então na cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
De acordo com o calendário do governo estadual, nesta semana Florianópolis deveria ter iniciado a vacinação de pessoas entre 30 e 34 anos. Mas, segundo a prefeitura, a quantidade recebida foi abaixo do esperado e, por isso, não será possível abrir para uma nova idade. A última vacinação contra Covid aberta para uma nova faixa etária foi em 21 de julho, para pessoas com 36 e 37 anos.
Ao todo, foram encaminhadas para a aplicação da primeira dose 6.492 vacinas. Para completar o grupo atual, a Capital necessitava de cerca de 12 mil. A Secretaria de Saúde municipal informou que questionou o Estado sobre a quantidade e que este alegou que aguarda o Ministério da Saúde enviar mais doses.
A Capital não é a única cidade a ter dificuldade para cumprir o calendário devido à falta de doses da vacina contra Covid. No começo de julho, Joinville, no Norte do Estado, também alegou que não conseguiria vacinar a população com 40 anos ou mais dentro da data prevista por conta da falta de vacinas. Já em Blumenau, no Vale, o horário de atendimento na Vila Germância, onde há um espaço para imunização, foi reduzido, já que o local estava aplicando apenas segundas doses.
Continua depois da publicidade
Ao Hora de SC, a Dive descartou que tenha enviado um número menor de doses a Florianópolis e que a distribuição está sendo proporcional e equilibrada para que todos os municípios atinjam a mesma faixa etária. Além disso, o órgão afirmou que ainda não se sabe quando o Ministério da Saúde enviará novas doses.
Aplicação da segunda dose continua na Capital
Nesta quinta-feira (29), Florianópolis também dará continuidade à aplicação de segundas doses a todos que já fecharam o prazo. Para a vacinação da Coronavac, o intervalo é de 28 dias, enquanto da Astrazeneca é de 10 semanas e da Pfizer, 12. Pessoas com segunda dose atrasada também serão vacinadas
A Secretaria de Saúde reforça que a atualização cadastral no Sistema Único de Saúde ajuda na redução de filas e agiliza a vacinação. A orientação é de que os moradores já atualizem cadastro por meio do Alô Saúde Floripa (0800-333-3233) ou pelo WhatsApp dos Centros de Saúde.
Segundo dados do Monitor da Vacina, do NSC Total, Florianópolis aplicou 286.569 primeiras doses, o que representa 56,32% da população. Já 128.872 pessoas completaram o ciclo vacinal, um total de 25,33%.
Continua depois da publicidade
Pontos fixos de vacinação
Pontos fixos 9h às 16h:
– Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
– Centro de Eventos da UFSC;
– Antigo aeroporto;
– Floripa Shopping;
– Estádio Orlando Scarpelli.
– SEAD/Centro próximo ao Supermercado Hippo.
Leia também:
Cidade de SC suspende vacinação contra Covid-19 em função do frio histórico
Quando a pandemia de Covid-19 vai acabar?
Uma a cada três cidades de SC não teve mortes por Covid-19 em julho