Florianópolis é a única cidade cotada pela Fifa para receber o Seminário de Preparação de Seleções que irá ocorrer em fevereiro de 2014. Em coletiva realizada nesta segunda-feira, na Casa D’Agronômica, o governador Raimundo Colombo e o prefeito César Souza Junior, junto com integrantes da Fifa e do Comitê de Organizador da Copa no Brasil, explicaram que a capital catarinense passa por um processo de avaliação técnica que deve ser finalizado com a oficialização, em outubro, para receber o segundo mais importante evento pré-copa.

Continua depois da publicidade

Ricardo Trade, diretor executivo do Comitê Organizador da Copa foi o primeiro a se pronunciar e disse que Fifa e Brasil não querem restringir os eventos da Copa do Mundo às cidades-sede de jogos. Três hotéis da cidade receberão as primeiras visitas da comissão nesta segunda-feira: Majestic, Il Campanário e Costão do Santinho. Nas próximas semanas uma comitiva da FIFA fará outra visita técnica mais criteriosa para definir onde ocorrerá o evento.

– Hoje pela manhã conhecemos o Majestic e nessa tarde vamos visitar os dois hotéis no Norte da Ilha de Santa Catarina. Nas próximas semanas serão avaliadas as questões de receptividade de voos internacionais do aeroporto de Florianópolis, deslocamento interno e espaço físico dos hotéis candidatos. Logísticas inerentes de qualquer evento – explicou Trade.

Ron Del Mont, diretor geral da Fifa no Brasil, disse que a confirmação sobre Florianópolis receber esse evento deve ocorrer somente em outubro. Assim como os demais integrantes da comissão, ele foi recebido por Erich Lovey, representante do secretário da Fifa Jerome Valcke. Lovey não quis se pronunciar, mas foi apontado pelo governador, por Del Mont e prefeito como o principal intermediador das negociações, junto com o secretário de Turismo, Beto Martins, que também não estava presente.

Continua depois da publicidade

– De posse dos documentos das visitas técnicas e novas conversas com o governador e prefeito teremos as informações necessárias para, quem sabe, definir tudo até o fim de outubro – falou Trade traduzindo a resposta de Del Mont sobre quando ocorrerá a oficialização.

Após a coletiva, sempre ao lada da tradutora, Del Mont falou sobre sua primeira passagem por Florinópolis. O americano trabalha junto com o suíço Eric Lovey, que mora na cidade catarinense, para definir qual será a sede do evento.

– É minha primeira vez aqui, temos um membro do estafe que tem casa aqui, mora aqui, e consigo ver os motivos dele para querer trazer o evento – disse o diretor geral da Fifa no Brasil.

Continua depois da publicidade

Sem Sorteio de Grupos, chances para receber Seminário aumentam

O Estado de Santa Catarina também tinha interesse em receber o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que irá ocorrer no dia 6 de dezembro na Bahia. O fato desse evento ter sido direcionado para o norte do país, também fortalece as chances do Florianópolis receber o Seminário. As tratativas entre FIFA e governos municipal e estadual ocorre desde 2011 e Ricardo Trade garantiu que a FIFA leva muito em conta o parecer do Comitê Organizador, que oferece Florianópolis com sede do evento.

– Nós tínhamos a expectativa de receber ou o sorteio ou esse seminário. Por circunstância não foi possível receber o sorteio. O encaminhamento do processo para receber Seminário é uma forma de valorizar Santa Catarina. Esses aspectos fortalecem muito a possibilidade de Florianópolis ser a escolhida e estamos muito otimistas quanto a isso. Vai dar certo – avaliou esperançoso o governador Raimundo Colombo.

Mobilidade urbana

Um dos pontos a serem avaliados é o deslocamento urbano – ponto crítico da alta-temporada. Estão em andamento duas obras de duplicação: o acesso ao aeroporto e da SC- 403 no Norte da Ilha de Santa Catarina. Ambas não devem estar concluídas até fevereiro e podem gerar mais complicações para o trânsito. O prefeito César Souza Junior disse que a cidade tem condições de lidar com os turistas e com o evento ao mesmo tempo.

Continua depois da publicidade

– Esse evento é de muito qualidade e porém não envolve muitas pessoas. Nós vamos sim garantir a mobilidade dos deslocamentos, mas Florianópolis não é diferente de qualquer outra capital do país e teremos sim muitos turistas nessa época. Mas isso de forma alguma vai comprometer a realização do evento.

Devido à agenda apertada, os representantes da Fifa e do Comitê Organizador da Copa que estavam na coletiva, não poderão avaliar esse critério de deslocamento nesta segunda-feira. Após a pronunciamento, eles se deslocaram de helicóptero até o Costão Santinho.

O evento

O Seminário de Preparação da Copa Mundo é tratado como o segundo maior evento pré-Copa, atrás apenas do sorteio de grupos que ocorrerá na Bahia. O seminário trará um mínimo de 10 integrantes de cada comissão técnica das seleções classificadas para o Mundial, além de mais 50 pessoas do Comitê Organizador Local. É normal que os treinadores também estejam presentes.

Continua depois da publicidade

Assim que confirmado o evento, a capital catarinense receberá a atenção da mídia internacional com diversos jornalistas principalmente dos 32 países classificados. O Seminário tem duração de quatro a cinco dias.