Florianópolis está entre as cinco únicas cidades brasileiras – de um total de 5.565 – que alcançaram o conceito de “muito alto desenvolvimento humano” no IDH educação. Com o índice de 0,800 a Capital catarinense ficou em quinto lugar no ranking IDHM Educação.

Continua depois da publicidade

Quando comparado com o resultado de 2000, o IDHM educação de Florianópolis aumentou em 21%. Ele era de 0,660 já levando em conta a nova metodologia adotada que dá peso maior para o percentual de crianças que estão na escola.

Neste quesito, Florianópolis apresentou 93,06% de crianças entre 5 e 6 anos na escola em 2010 – sendo que ainda não era obrigatória matrícula aos 5 anos, e a obrigatoriedade de matricular aos 6 começou em 2009. Foi um aumento de 21,31% entre 2000 e 2010.

Entre alunos de 11 e 13 anos, 93,09% frequentavam a escola. O crescimento comparado a 2000 foi ainda maior: 24,29%.

Continua depois da publicidade

Ainda foram levados em conta fatores como quantidade de estudantes frequentando sem atraso o ensino fundamental e o médio e o grau de escolaridade da população adulta.

Para o presidente do conselho municipal de educação, Lourival José Martins Filho, é possível destacar na educação de Florianópolis pontos fortes como profissionais comprometidos com uma boa formação inicial e atualização permanente. Ele também ressalta a gestão eficiente nas escolas e na própria secretaria municipal de educação e a parceria das famílias com os colégios.

Mas há ainda aspetos a serem melhorados, como aumentar vagas na educação infantil que atende de 0 a 5 anos, garantir processo sólido de alfabetização, além de se investir na formação de gestores escolares, com mais foco na aprendizagem e menos na burocracia.

Continua depois da publicidade

Já o IDH de educação do Estado alcançou o nota 0,697 o que é considerado “médio desenvolvimento”. Apesar disso, é o terceiro maior índice do país, atrás do Distrito Federal (0,742) e São Paulo (0,719).