As principais marcas de cerveja dividem os territórios dos mais badalados Carnavais do país a cada ano. A festa, que acaba na maioria dos lugares na Quarta-feira de Cinzas, seguiu até ontem no Rio de Janeiro e em Salvador. Florianópolis entrou no mapa das cervejarias Devassa e Skol em 2013.
Continua depois da publicidade
A Skol decidiu investir no Carnaval de Florianópolis, este ano, em várias frentes, desde trio elétrico com show do Latino até o patrocínio do bloco Berbigão do Boca e o Carnaval do Taikô, em Jurerê Internacional. A Devassa patrocinou o Carnaval eletrônico do Music Park, com um espaço próprio, o Devassa On Stage.
As ações de marketing do Operação Skol Folia começaram no ano passado, focadas em destinos do Nordeste e do Sudeste. Este ano, a campanha ficou concentrada em cinco cidades do país. Com a expansão, Florianópolis foi eleito o Carnaval mais promissor da região Sul.
– Mesmo sabendo que a cidade não tem uma estrutura ambiciosa para a data, a marca acreditou no potencial da região em marcar a vida de quem passaria o feriado por lá. Florianópolis é uma importante praça de consumo para a Skol – resume o diretor regional Fernando Porto.
Continua depois da publicidade
De acordo com ele, as ações da data não têm relação direta com as vendas. O principal objetivo, ele explica, é gerar experiências, melhorando o relacionamento com o consumidor. Algumas das atrações foram sugeridas pelas prefeituras. Porto espera que esse tenha sido só o primeiro de muitos carnavais da marca na Capital.
Aumentar as vendas é o último objetivo das ações
Juliano Mendes, vice-presidente, em Blumenau, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e também consultor da cerveja Devassa, explica que a principal intenção das marcas com o Carnaval é a mídia espontânea gerada pela imprensa e o relacionamento com clientes e fornecedores.
Segundo ele, o consumo de cerveja na data é maior do que em qualquer outra época do ano, independente das ações de marketing. Por isso, aumentar as vendas da bebida no Carnaval, especificamente, é o último objetivo na lista das campanhas.
Continua depois da publicidade
Há uma semana, Mendes esteve no camarote da Devassa nos desfiles das escolas de samba do Rio. Ele conta que, no camarote de três andares, com bufê livre do restaurante Fasano, shows e spa, só entram convidados.
– Com o camarote, a marca ganha exposição na mídia. O espaço é aberto para repórteres e fotógrafos. Todas as celebridades convidadas sabem que serão fotografadas – resume.
