Sorriso no rosto, pose para fotos no pódio e o pescoço das atletas adornados por muitas medalhas. Quando termina a ginástica rítmica dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) essa cena se repete nos últimos quatro anos para Florianópolis. Neste sábado, 17, término da modalidade, as meninas da Capital posavam para a foto de campeãs gerais com o sentimento de dever comprido. Eram campeãs ao somar 337,025 pontos. O segundo lugar coube ao município de Itajaí com 317,100 pontos, seguido de Blumenau, em terceiro, com 304,500 pontos.

Continua depois da publicidade

O último dia da ginástica rítmica no ginásio de esportes da Sociedade Caçadorense das Bochas foi marcado pela segunda apresentação do conjunto cinco bolas e do conjunto dois arcos e três fitas. Melhor para Florianópolis, que foi ouro ao somar 94,475 pontos com Luísa e Laís Matsuo, Tainá da Silva, Letícia Dutra, Franciane Amaral e Jéssica Cardeal. De quebra, a Capital revelou a melhor ginasta da competição: Letícia Dutra.

Maria Helena, técnica de Florianópolis, resumiu a conquista como sendo fruto de muito trabalho aliado à competência e a experiência das ginastas.

– Posso dizer também que esta vitória é o resultado de um trabalho de equipe, que inclui preparador físico, professora de dança, fisioterapeuta e o talento dessas meninas, que são um fenômeno – disse Maria Helena.

Continua depois da publicidade

O cerimonial de encerramento foi marcado também pela emoção de duas despedidas da modalidade. A primeira referente ao integrador esportivo de jaraguá do Sul e coordenador das competições de ginástica rítmica Arno Deretti, que se afastará de suas funções, e a segunda incluiu Jocélia Gonçalves, presidente da Federação Catarinense de Ginástica, cujo mandato se encerra no final do ano. Os dois receberam medalhas por suas contribuições à ginástica rítmica.

Os 52º Jogos Abertos de Santa Catarina, que encerram neste sábado, envolveram os melhores atletas de Santa Catarina em 26 modalidades. Os Jasc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador.