A capital catarinense, Florianópolis, foi a primeira e segue como a única cidade lixo zero do Brasil. Adepto ao conceito desde 2018, o município estabeleceu o prazo de 2030 para deixar de levar aos aterros de lixo 90% da matéria orgânica e 60% do material reciclável da cidade. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Lixo zero é o conceito que promove o aproveitamento máximo e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos.
— A meta é ousada, né? Convenhamos que a meta é ousada. A gente já está na fração orgânica, 40%. A meta é 90%. Os secos, a gente já está com 35%. A meta é 60%. Logicamente que é uma cadeia. Não depende só da gestão, não depende só da equipe técnica, não depende só das pessoas. É um conjunto — afirma Ulisses Laureano Bianchini, superintendente de gestão de resíduos.
O projeto depende da ajuda de condomínios da cidade. Em um deles, a síndica acompanha com atenção e promove inovações, transformando a lixeira da residência em uma central de resíduos completa.
Continua depois da publicidade
— Nós temos 100% das unidades participando do projeto; 100%. Quando um morador novo chega ao nosso condomínio, eu dou felicidades: ‘Você vai morar no melhor lugar de Florianópolis. Porém, eu preciso te apresentar a nossa lixeira’ — conta a síndica do condomínio Aretuza Fernandes Basso.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia mais
10 dicas para ajudar a preservar o meio ambiente
Escola de SC é referência no Brasil em projeto pioneiro que reduz quase 100% do lixo
A pequena cidade de SC que transforma lixo em cimento para gigante nacional