Florianópolis está na rota dos grandes eventos internacionais. Segundo o ranking divulgado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês), Florianópolis ocupa a quarta posição no Brasil empatada com Porto Alegre com 14 eventos realizados, atrás apenas de grandes capitais como Rio de Janeiro – em primeiro lugar com 79 eventos, São Paulo com 70 e Foz do Iguaçu com 15 eventos.

Continua depois da publicidade

Conforme o ranking, o Brasil assume a 9ª posição dos países que mais receberam eventos internacionais em 2013. Contabilizam-se 315 eventos realizados em solo brasileiro, em 54 cidades.

Dentre as cidades, a capital catarinense aparece à frente de destinos como Fortaleza, Recife e Salvador, no Nordeste. Em 2009, Florianópolis ficou em quarto lugar; avançou para a terceira posição em 2010, alcançou a quarta em 2011, em 2012 ficou na sexta posição e, em 2013, subiu novamente para a quarta colocação.

Ainda segundo o ranking, os eventos do ano passado trouxeram ao país 126 mil turistas estrangeiros, que permaneceram em média 3,8 dias no país, gerando um movimento de US$ 137 milhões.

Continua depois da publicidade

– Acredito que possamos buscar a terceira posição já em 2014, consolidando Florianópolis como uma das principais cidades para a realização de eventos no Brasil – acredita o presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), Marco Aurélio Floriani.

A realização de eventos internacionais traz aspectos positivos para a cidade. Um deles aparece na taxa de ocupação registrada pelos hotéis. Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, a taxa média de ocupação na região central da cidade nos meses em que mais ocorrem eventos, ou seja, de maio a novembro, gira entre 60% e 70%.