A Capital garantiu o título de campeão geral da edição comemorativa dos 50 anos dos Jogos Abertos de Santa Catarina neste sábado à tarde em Brusque. A vitória que significou o bicampeonato da maior competição esportiva do Estado veio só no último dia de competição, na prova de ciclismo de estrada 100 km, que definiu a classificação da modalidade, com Florianópolis (3º) a frente de Joinville (5º).
Continua depois da publicidade
A prova do ciclismo foi vencida pelo atleta olímpico Daniel Rogelin, que competiu por Concórdia, segunda colocada na modalidade. Rafael Silva chegou em segundo lugar e assegurou o troféu do ciclismo para a cidade sede, Brusque. Com Gilberto Gois, em terceiro, e Rodrigo Nascimento, em sétimo, Florianópolis ultrapassou Joinville para festa dos integrantes da delegação que estavam na avenida Beira-Rio acompanhando a prova.
Com o resultado, Florianópolis passou a não depender de uma zebra no basquete masculino, onde Joinville faria a final com Blumenau na última disputa dos Jasc. Representada pela equipe que disputa a Liga Nacional,Joinville superou Blumenau por 79 a 66 e ficou com o trófeu da modalidade. Ainda no sábado, o triatleta Diego Sclebin Martins, de Itajaí, levou a medalha de ouro da prova do duatlon, superando os favoritos da prova Fábio Carvalho, de Balneário Camboriú, e Ezequiel Morales, de Criciúma. Com a quarta colocação de Igor Amorelli, Balneário Camboriú ficou com o troféu da modalidade que reuniu 7,5 de corrida intercalados (cinco mais 2,5) com os 20 quilômetros de ciclismo. No feminino, a vitória foi de Carolina Furriela, de Itajaí, com Maria Soledad, de Criciúma, em segundo.
O sábado iniciou com a vitória de Chapecó sobre Caçador por 5 a 3 no futsal feminino. Foi o bicampeonato da equipe treinada por Eder Popiolski. No handebol feminino, Concórdia e Blumenau fizeram a final no ginásio Santos Dumont pelo quinto consecutivo e a equipe do Oeste treinada por Alexandre Schneider saiu com a vitória por 20 a 19 e levou o troféu. No futebol, Blumenau garantiu o título ao vencer Morro da Fumaça por 4 a 0, com três gols de Leandro e um do meia Cairo (ex-Metropolitano). No volei feminino, Rio do Sul superou Brusque por 3 a 0 e ficou com o troféu da modalidade.
A virada de Florianópolis começou a se desenhar ainda na noite de sexta, com a vitória no Volêi masculino. Representada pela equipe da Cimed, Florianópolis venceu Blumenau por 3 a 1 (29/31, 32/30, 25/22 e 25/22). Depois, na manhã de sábado, a Ginástica Ritmica Desportiva (GRD) foi encerrada com a apresentação dos conjuntos e a Capital levou outro troféu, com destaque para ginasta Laís Matsuo. O segundo lugar no futsal masculino da divisão especial também deram pontos importantes para Florianópolis. Jaraguá do Sul já havia ganho o trofeu por antecipação na modalidade.
Continua depois da publicidade
Com 185 pontos contra 171 de Joinville, Florianópolis entrou na disputa da prova de ciclismo de estrada 100 km sabendo que precisava apenas chegar a frente de Joinville na classificação final da modalidade para chegar ao título geral. A equipe formada por Flávio Reblin, Gilberto Gois, Rodrigo Nascimento, Ramiro Cabrera e Edson Resende administrou a prova, mantendo sempre dois ciclistas no pelotão da frente (Gois e Nascimento) e assegurando o título no sprint final com dois ciclistas entre os 10 primeiros colocados.
– Florianópolis é um todo. Nas modalidades que não ganhamos troféus, marcamos pontos importantes como no ciclismo, futebol e basquete masculino. Até no punhobol, onde não tínhamos história, ganhamos pontos – ressaltou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Edio Manoel Pereira.
A Capital esteve representada por 350 atletas em 35 modalidades. Os troféus foram obtidos nas seguintes modalidades: ginástica ritmica desportiva, natação feminina, remo, tênis masculino, tênis de mesa feminino e volei masculino. A delegação ainda pontuou no atletismo masculino (2º), basquete feminino (3º), Bocha masculino (4º), caratê masculino (2º), caratê feminino (3º), futebol masculino (4º), futsal masculino divisão especial (2º), handebol feminino (3º), judo masculino (3º) e judo feminino (3º), natação masculino (2º), punhobol (2º), tênis de mesa masculino (2º), tiro armas curtas (2º), tiro ao prato (3º), duatlon masculino (4º), vôlei de praia masculino (2º), volei de praia feminino (4º) e xadrez masculino (4º).
Matéria atualizada às 19h55min.