
Florianópolis é sétima cidade catarinense para investir, segundo a consultoria Urban Systems em um levantamento realizado para a revista Exame que avaliou 28 indicadores dos 308 municípios com mais de 100 mil habitantes no país. A Capital catarinense também se destaca como a primeira do Brasil em Capital Humano, a mesma posição ocupada na pesquisa anterior. No ranking geral, a cidade manteve a sétima posição – em 2014, ocupava a quinta.
Continua depois da publicidade
Estela Benetti: SC tem 10 das 100 melhores cidades para investir em negócios. Florianópolis segue em 7º lugar
Além de Florianópolis, Balneário Camboriú aparece como a segunda melhor cidade em Desenvolvimento Social e na 41a posição no levantamento geral. Ao todo, dez cidades catarinenses estão na lista das 100 melhores no levantamento.
Confira a lista das 10 primeiras colocadas e a posição das catarinenses:
1 Barueri (SP) 12,61 pontos
Continua depois da publicidade
2 São Caetano do Sul (SP) 11,90 pontos
3 São Paulo (SP) 11,50 pontos
4 Paulínia (SP) 10,66 pontos
5 Vitória (ES) 10,48 pontos
6 Rio de Janeiro (RJ) 10,37 pontos
7 Florianópolis (SC) 10,24 pontos
8 Campinas (SP) 10,22 pontos
9 Santana de Parnaíba (SP) 10,17 pontos
10 Valinhos (SP) 10,15 pontos
Cidades de Santa Catarina
7 Florianópolis 10,24 pontos
40 Itajaí 8,61 pontos
41 Balneário Camboriú 8,58 pontos
49 Joinville, 8,36 pontos
59 Blumenau 8,19 pontos
64 Jaraguá do Sul 8,16 pontos
71 São José 8,06 pontos
72 Chapecó 8,05; 75 pontos
75 Criciúma 8,03 pontos
89 Tubarão 7,87 pontos
De acordo com a publicação, essas cidades são consideradas ilhas de excelência na prestação de serviços públicos diante da média brasileira e ostentam vitalidade econômica, fatores que costuma ser um chamariz para os investidores. O ranking de 2016 mostra uma concentração de cidades com esses atrativos em São Paulo – agora, 40 das 100 melhores cidades estão em solo paulista.
O estudo tem como base o Índice Mercadológico de Atratividade, um modelo de análise desenvolvido pela Urban Systems, que por possuir metodologia dinâmica e customizada, é utilizado para direcionar o planejamento estratégico de empresas e negócios em diferentes segmentos, hierarquizando regiões e priorizando mercados.