Por ainda não estar próximo do percentual previsto pelo Ministério da Saúde, Florianópolis terá um novo Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em 1º de setembro, em mais um sábado de mobilização. Para isso, autoridades locais pediram à pasta uma extensão do prazo em mais um dia para a realização da campanha.
Continua depois da publicidade
Além disso, durante reunião realizada nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Saúde da capital catarinense alertou que irá encaminhar aos núcleos de educação infantil do município uma determinação que, para aceitar a matrícula da criança, os pais ou responsáveis precisam apresentar a carteira vacinal dela em dia. Isso deverá valer a partir do início do próximo ano letivo.
— Uma criança não vacinada (que está) em uma escola é um agente de propagação da doença para as outras — declarou o secretário de saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva.
Segundo a secretaria, a vacinação não será levada para as creches a fim de evitar que as crianças fiquem “agitadas” nas unidades. Assim, bilhetes serão entregues para que os adultos levem seus pequenos para serem vacinados. Agentes de saúde também estão entrando em contato com as famílias que ainda têm crianças não imunizadas, para aumentar ainda mais a cobertura vacinal contra as duas doenças .
Sobre o novo Dia D, os postos de saúde vão funcionar entre 8h e 17h. Ao longo da semana, algumas unidades ficarão abertas até as 19h. Em uma parceria com a secretaria de esportes de Florianópolis, haverá brinquedos em quatro pontos da cidade para estimular a vacinação — no Norte, Sul, Centro e Continente.
Continua depois da publicidade
Segundo os últimos números repassados pela secretaria municipal de Saúde, Florianópolis já ultrapassou 60% do público-alvo imunizado (crianças de um a cinco anos incompletos). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Ouça as informações com Leandro Lessa: