A prefeitura de Florianópolis criou um canal de denúncias de ameaças a escolas e creches. Através de um contato de WhatsApp, a comunidade pode denunciar comportamentos suspeitos e perigosos nas redondezas de instituições de ensino. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

A ação faz parte de um conjunto de políticas implementadas pelo Executivo municipal para prevenir ataques semelhantes ao da creche Cantinho Bom Bastor, em Blumenau, Vale do Itajaí, que terminou com quatro crianças mortas. Para denunciar, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp com o número (48) 99200-7691.

A prefeitura também atua em parceria com forças de segurança estaduais, principalmente com a área de de investigações cibernéticas da Polícia Civil.

Conforme noticiou o NSC Total na última segunda-feira (10), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, irá alocar policiais da reserva armados para monitorar as escolas catarinenses. A medida foi criticada por especialistas que compararam às políticas públicas de enfrentamento aos ataques nos Estados Unidos. Segundo o jornal americano The Washington Post, mesmo com investimentos em segurança – como oficiais armados, câmeras e protocolos –,  o índice não para de aumentar no país norte-americano e chegou ao pico em 2022, com 47 atentados. 

Continua depois da publicidade

Neste caso, não se trata de policiamento permanente em escolas, mas ações de prevenção tomadas após denúncia prévia, diz o comunicado da prefeitura.

Leia também

Ataque a creche de Blumenau pressiona debate sobre regulação de redes sociais

Processo do MPF contra Twitter tem novo desdobramento após ataque a creche de Blumenau