Com o objetivo de ajudar vítimas de violência, a prefeitura de Florianópolis criou um auxílio para incentivar a autonomia fincanceira. Além das mulheres, também serão contemplados com o benefício jovens que irão fazer 18 anos e precisam sair de abrigos. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Ao todo, serão seis meses de auxiílio, no valor de um salário mínimo, que pode ser prorrogado por mais três, após avaliação técnica. Ele ainda será assinado pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro. 

— É muito comum, e constato isso conversando com a equipe técnica de Assistência Social, que as mulheres vítimas de violência se vejam obrigadas a continuar com seus parceiros por medo da perda de renda. Esse auxílio dará formas mais justas para que elas retomem sua vida — comenta o prefeito. 

Como vai funcionar

O Benefício de Desacolhimento será concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o acompanhamento da equipe técnica vinculada à Diretoria de Proteção Social Especial. Ele será repassado quando o Serviço de Acolhimento Institucional considerar que a permanência no serviço vem da ausência temporária de moradia ou local para residir.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 20 mulheres e jovens vão receber o auxílio neste primeiro momento. As vagas cobrem 100% da demanda atual, mas podem ser ampliadas caso seja necessário. De acordo com os dados da prefeitura, na Capital, dez mulheres vítimas de violência estão acolhidas junto com seus filhos, enquanto outras sete irão completar 18 anos em 2021 e, por isso, podem ser contempladas. 

O motivo para que os jovens sejam inclusos no benefício é pela dificuldade de autonomia financeira, já que a maioria sai das casas de acolhimento sem vínculos familiares. Além disso, segundo a prefeitura, o valor poderá auxiliar no pagamento de aluguéis. 

Todo o uso do benefício será acompanhado, para garantir que o auxílio será usado exclusivamente para a finalidade que se destina. 

Leia também: 

SC tem 8,6 mil vagas de emprego anunciadas no Sine; veja a lista

Habib’s fecha as portas em Floripa

Preço da gasolina em Florianópolis deve chegar a R$ 5,99; entenda o aumento