Visitantes dos principais pontos turísticos da Capital catarinense já podem acessar textos e áudios com informações sobre os lugares a partir de aplicativo e QRCode. Isso é possível graças à plataforma Smart Destination, que começou a operar no dia 5 de agosto. Além de ampliar a interação com os visitantes, o uso da plataforma gera informação em tempo real para a gestão pública do turismo.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis oferece oficina de defesa pessoal para mulheres durante o mês de agosto

A solução é da Smart Tour Brasil, startup manezinha que vem se destacando no cenário mundial de tecnologia aplicada ao turismo. O acesso se dá por meio de QR Codes em 15 placas espalhadas em pontos turísticos da Ilha ou utilizando o App Smart Tour. A iniciativa faz parte do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes”, parceria do Sebrae com a Prefeitura de Florianópolis, que além desta solução conta ainda com outras ferramentas tecnológicas.

Segundo a Superintendência de Turismo de Florianópolis, a união entre turismo e tecnologia fez da Capital um dos dez destinos turísticos inteligentes em transformação no Brasil. O uso cada vez mais frequente de soluções inovadoras aumenta a competitividade da Capital catarinense, que conta cada vez mais com dados gerados pelos próprios turistas para ações mais assertivas, promovendo um modelo de desenvolvimento baseado na modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Basta usar o QR para acessar

Os visitantes e moradores já podem acessar a Rota Turística Inteligente por meio de beacons, que são pequenos dispositivos que se comunicam com smartphones por proximidade. Para isso, basta baixar o App Smart Tour, acionar o GPS e Bluetooth e direcionar a câmera do celular para os QR Codes das placas.

Continua depois da publicidade

— Durante o acesso, também é aplicada a pesquisa de demanda turística. O objetivo é proporcionar uma visão geral e atualizada sobre visitantes que circulam em Florianópolis, analisando, qualificando e traçando o perfil deles — explica a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho.

Além disso, a pesquisa ajuda a avaliar a qualidade da infraestrutura e os serviços prestados pelo trade turístico local. É uma ferramenta importante para compreender os hábitos de consumo dos visitantes em diversas épocas do ano, o que possibilita um diagnóstico atualizado do turismo.

Parceria com o Guia Manezinho

A plataforma conta com versões em áudios para os textos. Os textos são curtos, de leitura rápida, em até 2 minutos. São informações básicas para o visitante degustar e, se desejar, contratar um Guia de Turismo profissional, que aprofunda o conteúdo. A recomendação é sempre buscar um profissional com Cadastur – o cadastro nacional.

A produção, redação e locução do conteúdo são do jornalista e guia de turismo Rodrigo Stüpp, conhecido como Guia Manezinho.

Continua depois da publicidade

— O APP tem versões em português, espanhol e inglês. Nos áudios e nos textos em português, incluímos expressões e o sotaque mané, que também é uma forma de manifestação cultural — explica o Guia Manezinho.

Como funciona a Smart Destination

A Smart Destination reúne todas as soluções de Inteligência Turística da Smart Tour em um único local. Por meio do uso de Internet das Coisas (IoT), é elaborada para otimizar os dados para a gestão pública do turismo. É uma plataforma de inovação aberta para integração de outros APIs criando um painel personalizado que ajuda a suprir as necessidades de dados dos destinos turísticos. Ou seja, as decisões são tomadas com base em informações técnicas.

31 pontos turísticos da Capital já são monitorados

Atualmente, a Superintendência de Turismo de Florianópolis monitora 31 pontos turísticos da Capital com o uso da solução da Harmo – startup catarinense e uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Turismo de 2019.

> Em um mês, vias públicas ganham 2,3 mil toneladas de asfalto quente em Florianópolis

Entre janeiro e julho de 2022, mais de 6.500 avaliações foram coletadas, sendo que 92% delas foram positivas. O maior volume de interações ocorreu em julho (1.691 positivas). Março foi o mês mais escasso, com pouco mais de 400 avaliações. Entre maio, junho e julho, alguns pontos chamaram atenção: o Mercado Público somou o maior número de avaliações, com 1.054. Em segundo lugar temos a Ponte Hercílio Luz (476) e o Parque de Coqueiros (271).

Continua depois da publicidade

Novos locais que contam roteiros autoguiados

No total, 15 novas placas foram instaladas em pontos turísticos de Florianópolis. Confira os locais:

  • Mercado Público (4 placas instaladas em 4 pontos diferentes do prédio)
  • Ponte Hercílio Luz
  • Igreja do Ribeirão
  • Lagoa da Conceição (shopping da Lagoa)
  • Costa da Lagoa (terminal lacustre)
  • Santo Antônio de Lisboa (igreja)
  • Catedral Metropolitana
  • Praça da Alfândega
  • Canasvieiras
  • Praia da Joaquina
  • Praça XV
  • Lagoa do Peri

Acesse o site da PMF e saiba mais

Leia também

Florianópolis encerra safra de 2022 com quase 145 mil tainhas capturadas

Incentivar o transporte sustentável é um dos objetivos da revisão do Plano Diretor de Florianópolis

SC-406 terá ciclovia em asfalto bidirecional para a comunidade