A Secretaria Municipal Saúde de Florianópolis confirmou o primeiro caso de dengue no município em 2019. A confirmação ocorreu na última sexta-feira (1/2). O paciente é homem, mora na região continental do município e passa bem.

Continua depois da publicidade

É o primeiro registro autóctone do ano – quando a doença é contraída na própria localidade.

O Centro de Controle de Zoonose da Capital informa que tomou as medidas de proteção ambiental recomendadas e que a prefeitura vem trabalhando em dezenas de bairros com armadilhas e conscientização da população.

As autoridades da Saúde pedem, ainda, a colaboração e o empenho de toda a população para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água, principais potenciais de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Histórico

Santa Catarina fechou 2018 com números preocupantes em relação ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue e zika vírus. O inseto de um centímetro é presença constante em pelo menos 76 municípios catarinenses, considerados infestados pelo mosquito, um recorde no Estado. A marca representa um aumento de 20,6% em relação ao mesmo período de 2017, que registrou 63 municípios nessa condição.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Estado somou no ano passado 15.886 focos do Aedes aegypti em 164 municípios catarinenses, um acréscimo de 37,3% na comparação com 2017, quando foram localizados 11.566 focos em 144 cidades.