Quando, por volta de 1673, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho deu início ao povoamento da ilha de Santa Catarina, fundando Nossa Senhora do Desterro, começou a história de uma colônia que seria a capital do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para celebrar o aniversário de Florianópolis, a NSC apresenta 33 ilustrações, divididas em três galerias, com os fatos marcantes e curiosidades da história da cidade. Entre as cenas da primeira galeria, o leitor vai conferir os passos iniciais do povoado até 1910, passando pelos primeiros 50 postes da iluminação pública, a vinda de Dom Pedro II e o fato que culminou na mudança do nome Desterro para Florianópolis.

1673 a 1910

Continua depois da publicidade

1922 – 1986

No segundo bloco, temos a construção da ponte Hercílio Luz e a inauguração do primeiro arranha-céu residencial. Ainda a prisão de Gilberto Gil por posse de maconha e a Novembrada, onde o então presidente Figueiredo foi hostilizado pelo povo. E, entre as cenas, temos ainda o Hang Loose Pro Contest que lotou a a praia da Joaquina.

1989 – 2024

Para finalizar, a chegada do britânico Rod Stewart e o tenista Guga Kuerten como o primeiro brasileiro campeão da Roland Garros. O incêndio na Ponte Colombo Salles que culminou no blecaute de três dias na Ilha. A reabertura da Ponte Hercílio Luz após 28 anos de interdição total, e, para encerrar, a soltura dos primeiros bugios, que estavam extintos da Ilha de Florianópolis há 260 anos.

Continua depois da publicidade

Fontes: Arquivo do Diário Catarinense; Prefeitura de Florianópolis; revisão histórica do historiador e fundador do Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, Nereu do Vale Pereira; Projeto Silvestres SC.

Acesse todos os infográficos do NSC Total.

Leia também

Galeria ilustrada: história e evolução do biquíni

Infográfico: piano para leigos