A partir desta quinta-feira (25) não é mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos em Florianópolis. O anúncio foi feito após a publicação do decreto estadual sobre o mesmo tema na noite de quarta-feira (24).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
> Decreto de Joinville deve acompanhar nova regra da máscara em locais abertos
O prefeito Gean Loureiro (DEM) informou que a medida é resultado da alta cobertura vacinal no município — mais de 80% da população já está com esquema de imunização contra a Covid-19 completo.
“Graças ao esforço da maioria podemos avançar com responsabilidade. A partir de hoje, não será mais obrigatório o uso de máscara em locais abertos. Lembro a todos que ainda estamos numa guerra e todo grande passo vem acompanhado de cuidados. Continuem se vacinando e se cuidando!”, escreveu Loureiro em uma rede social.
Continua depois da publicidade
Conforme o prefeito, o uso segue obrigatório em locais fechados públicos e privados e também em ambientes externos onde haja aglomeração. O regramento é semelhante ao decreto estadual sobre o uso do item.
Publicado no Diário Oficial de quarta-feira, o decreto estadual determinou o fim da obrigatoriedade em locais abertos. Segue em vigor a multa para quem for flagrado sem o item em ambientes fechados ou com aglomeração. O valor é de R$ 500.
Graças ao esforço da maioria podemos avançar com responsabilidade. A partir de hj, não será mais obrigatório o uso de máscara em locais abertos. Lembro a todos q ainda estamos numa guerra e todo grande passo vem acompanhado de cuidados. Continuem se vacinando e se cuidando!
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) November 25, 2021
Municípios podem adotar ou não medida
Mesmo com a flexibilização estadual, os municípios catarinenses podem manter a obrigatoriedade do uso de máscaras. Isso porque o Estado adota um programa de descentralização das ações de combate à pandemia desde julho do ano passado. Assim, as cidades podem adotar medidas mais rígidas.
Continua depois da publicidade
Além de Florianópolis, Joinville também decidiu adotar a flexibilização do uso de máscaras.
Leia também
Paciente é escoltado até hospital para fazer exames de transplante em Blumenau
Anvisa recomenda dose de reforço do mesmo laboratório das doses iniciais contra a Covid
Catarinense vive apreensão na Áustria após novo lockdown por alta nos casos de Covid