Uma tecnologia local desenvolvida no centro de inovação Sapiens Parque permite à prefeitura de Florianópolis realizar exames para identificação do coronavírus sem depender do Laboratório Central (Lacen), que acumula demandas de todo o estado. Até 400 testes PCR podem ser feitos diariamente. Segundo Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde da Capital, a cidade supera a Coreia do Sul na comparação da testagem proporcional.
Continua depois da publicidade
Equipamentos da Fiocruz vão aumentar em 70% a capacidade do Lacen para processar testes de Covid
— O país que mais testou é a Coreia do Sul, com até 23 testes por 100 mil habitantes a cada semana. Nós estamos agora aproximadamente 20% acima deste número. Estamos trabalhando com a adequação das equipes, capacidade de testagem e produção de material — afirma o secretário.
Ouça a entrevista com Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis:
Segundo o responsável pela pasta da Saúde na Capital, a cidade coordenou até o momento a realização de 5.577 exames PCR e 11.356 testes rápidos. No momento, são submetidos à nova testagem seis mil funcionários do comércio e academias de Florianópolis. Entre os servidores municipais, 1.747 testes foram feitos com profissionais da saúde, 374 com colaboradores da Comcap e 165 com agentes da Guarda Municipal.
Painel do Coronavírus: só oito cidades de SC não têm casos de covid-19; confira no mapa
— Fizemos uma parceria com empresa que nos permite fazer o teste PCR, o mais efetivo dos exames. Com esta tecnologia, conseguimos evitar a demora na análise dos testes no Lacen, que muitas vezes retardavam a identificação de casos. Esta tecnologia é pioneira no Brasil e nos permite ampliar a testagem — comenta o secretário.
Continua depois da publicidade
De acordo com os dados confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, Florianópolis registra 2.517 casos confirmados de coronavírus e 38 mortes causadas pela doença Covid-19. Conforme o Covidômetro Floripa, 92% dos leitos de UTI adultos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados. O painel aponta 1.764 pacientes em acompanhamento na cidade.