A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis estendeu, na segunda-feira (15), o horário de funcionamento do Centro de Referência para Dengue (CRD). Agora, pessoas com caso suspeito da doença podem ser atendidas das 7h às 22h, um acréscimo de três horas no horário de funcionamento. A estrutura está localizada no terceiro andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a medida foi adotada em função do aumento no número de casos suspeitos e para proporcionar melhor acolhimento à população.
— Nosso plano de contingência, estabelecido desde dezembro, agora avança para uma nova fase. Com o registro de mais casos suspeitos na região Norte, que atualmente apresenta o pior cenário, decidimos reforçar as equipes com mais seis profissionais e estender o horário de funcionamento — declara a enfermeira responsável pelo CRD, Júlia Maria.
Com baixa adesão à vacina contra a gripe, SC alerta sobre a importância do imunizante
Continua depois da publicidade
Mais de 1.400 atendimentos no primeiro mês
Conforme a enfermeira, no primeiro mês de funcionamento, mais de 1.400 pessoas foram atendidas no local. Lá, é possível realizar avaliação clínica, testagem e coleta de exames laboratoriais, além da assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes.
A estratégia tem o objetivo principal de não sobrecarregar as demais unidades de saúde, ampliando a capacidade de atendimento, estrutural e profissionalmente, sendo mais uma opção para a comunidade.
A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realize hidratação aos primeiros sintomas de dengue. Até esta segunda-feira, 3.693 casos de dengue foram confirmados no município em 2024.
Leia mais
Chapecó abre edital para contratação temporária de médicos
Regulação dos cigarros eletrônicos começa a ser discutida na Anvisa