A partir de agora, em Florianópolis, animais de moradores de baixa renda recebem atendimento veterinário gratuito no Centro de Atenção à Saúde Animal (Casa). O local foi inaugurado nessa terça-feira (12) no bairro Itacorubi.

Continua depois da publicidade

O espaço com 5,7 mil metros quadrados reúne o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea).

Dois canis e um gatil com aproximadamente 341 metros quadrados, além de um espaço destinado à soltura animal, de cerca de 200 metros quadrados e um centro cirúrgico fazem parte da estrutura.

Os pets resgatados que vivem na Dibea poderão aproveitar o ambiente para ressocializar com outros animais acolhidos e se exercitar.

Com o novo bloco cirúrgico, de 304 metros quadrados, a prefeitura espera ampliar o número de castrações e outros procedimentos veterinários.

Continua depois da publicidade

No Casa, também foi reformado um auditório para uso de projetos educativos com crianças, jovens e adultos. Os trabalhos devem ser retomados após a quarentena.

Animais resgatados pelo Dibea serão atendidos no Casa
Animais resgatados pelo Dibea serão atendidos no Casa (Foto: Leonardo Sousa/ PMF divulgação)

Atendimento

O atendimento do Casa é destinado a cães e ou gatos de moradores de Florianópolis com renda até três salários mínimos. Durante a pandemia do coronavírus, o espaço funciona das 9h às 15h. A distribuição de fichas é por ordem de chegada.

A triagem é o que define a ordem de atendimento veterinário, de acordo com a gravidade do estado de saúde do animal.

O tutor do animal deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e renda atualizados, todos os documentos em nome da mesma pessoa.

Continua depois da publicidade

Serviços

Com a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses, a expectativa da prefeitura é facilitar o trabalho das equipes na prevenção de doenças transmitidas por animais. Além disso, deve contribuir com os técnicos que atuam na prevenção de epidemias, no combate à proliferação de dengue, caramujos africanos, leishmaniose e raiva, por exemplo.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Dibea está a conscientização de tutores e da população em geral sobre a responsabilidade de se criar um animal de estimação. Essas ações vêm se intensificando a cada ano, como na campanha de incentivo à adoção responsável e a de castração ainda no primeiro ano de vida do animal.

O Casa fica na SC-401, ao lado do Cemitério do Itacorubi.