O município de Florianópolis ultrapassou a marca de 170 mil testes para Covid-19 no início de fevereiro. Entre eles, 41.608 testes rápidos e 54.075 PCR, além dos testes realizados em laboratórios privados.
Continua depois da publicidade
O período marcou, também a transferência do centro de testagem da região central para a Passarela Nego Quirido, aumentando a capacidade de testes diários, que passou de 154 para 200 procedimentos. A mudança foi feita em função do início do ano letivo, pois um dos centros anteriores ficava em uma creche e, mesmo sem aulas presenciais, a estrutura voltou a ser utilizada para atividades de diretores e professores.
Atualmente, a Secretaria de Saúde de Florianópolis disponibiliza seis centros de testagem, onde são realizadas coletas do RT-PCR:
• Centro
Continua depois da publicidade
• Trindade
• Rio Tavares
• Canavieiras
• Estreito
Além disso, todos os Centros de Saúde fazem coleta de teste rápido, em todas as regiões da cidade. Atualmente, o município tem capacidade para realizar 1300 testes de Covid-19 diariamente.
Pessoas com suspeita de Covid-19 devem entrar em contato com o Alô Saúde para fazer o teste
A coordenadora do Laboratório Municipal (LAMUF), Priscila Regina Valverde, explica que é importante que os casos suspeitos sejam comunicados ao Alô Saúde para o encaminhamento adequado à testagem. Pessoas que tiveram contado com casos positivos também devem realizar o teste. No entanto, os centros de testagem não atendem a demandas espontâneas, ou seja, é necessário que o procedimento seja agendado pelas equipes de Saúde da Família ou pela vigilância epidemiológica.
Ao sentir um ou mais sintomas comuns da Covid-19 – como coriza, falta de ar, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, diarreia, ardência nos olhos – deve-se buscar orientação das equipes do Alô Saúde Floripa pelo número 0800.333.3233, e seguir as orientações de encaminhamento para testagem. O serviço é gratuito e está disponível aos moradores de Florianópolis 24 horas por dia, todos os dias.
Testes fazem parte do plano de contenção do contágio
A testagem para Covid-19 faz parte das estratégias de combate à doença. Conhecer os mecanismos do vírus e o número de pessoas contaminadas é importante para a tomada de decisões para conter a disseminação do vírus.
Continua depois da publicidade
– Quanto antes a testagem acontecer, antes conseguimos fazer com que o paciente se isole, evitando a circulação do vírus e a contaminação de mais pessoas – explica Priscila Regina Valverde.
A coordenadora do Laboratório Municipal alerta a população sobre a importância de se manter os cuidados para evitar a contaminação, como utilizar máscara, lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool em gel 70% e evitar aglomerações.
Leia também
Monitor da Vacina: acompanhe a distribuição das doses nos municípios de SC
Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC