A vacinação contra gripe em Florianópolis ocorre mediante agendamento por WhatsApp com a equipe de saúde de cada bairro. Os contatos estão disponíveis no site da prefeitura ou pelo Alô Saúde Floripa, no 0800 333 3233. A campanha começa nesta segunda-feira (12) pelas crianças, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Em entrevista ao Notícia na Manhã desta segunda, o secretário municipal de saúde Carlos Alberto Justus da Silva explicou que os idosos, que atualmente estão sendo vacinados contra a covid-19, entram na segunda etapa prevista para iniciar em 11 de maio. A terceira etapa começa em 9 de junho para doentes crônicos, forças de segurança e outros profissionais.

– Para evitar aglomerações, estamos solicitando agendamento. Como estamos fazendo a vacinação de idosos contra o covid e tem que dar o espaço entre uma vacina e outra, em torno de 15 dias, estamos começando agora pelas criança de seis meses a 1 ano de idade, gestantes e puérperas etc. Essa vacinação vai ocorrer dentro dos centros de saúde – explicou o secretário municipal de saúde. 

Ouça a entrevista

> Por que a vacina contra a gripe se tornou ainda mais importante com a pandemia da Covid-19

Continua depois da publicidade

A meta da prefeitura é vacinar 170 mil pessoas mas, caso não consiga essa cobertura vacinal, promoverá o Dia D de vacinação contra gripe.

– Nosso esforço de vacinar rapidamente essas pessoas é porque muitas vezes os sintomas são muito comuns entre gripe comum e a covid – explicou.

Vacinação

Primeira etapa (12/04 a 10/05)

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06)

Idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07)

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

 ​> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

> Vídeo: homem é preso por furtar e vender vacina contra Covid

> Saiba quando você será vacinado contra Covid-19 em SC e no Brasil