As inscrições para o programa Educar no Verão de 2023, que vai contar com oito creches para receber crianças de familiares que trabalham durante a alta temporada, começam nesta quarta-feira (16). O projeto, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, vai ocorrer a partir de 4 de janeiro a 27 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a prefeitura, estarão sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, crianças da educação infantil com idade entre 4 e 6 anos, rematriculadas na rede municipal de ensino e nas instituições parceiras (conveniadas), cujos os pais ou outros responsáveis estejam trabalhando no início do ano.
O atendimento será das 8h às 18h, em período integral, e das 8h às 13h ou das 13h às 18h, em período parcial. As atividades serão desenvolvidas por profissionais do quadro do magistério, do quadro civil e por serviços de apoio.
Eduardo Gutierres, diretor de Planejamento e Dados Educacionais, disse que ano passado foram atendidas cerca de 600 crianças, mas que não há limites de vagas.
Continua depois da publicidade
— Todos aqueles que fizerem inscrição serão atendidos no programa; se tiverem 200 inscritos serão atendidos 200, se tiverem mil serão atendidos — diz.
Inscrições
As inscrições ocorrerão em duas etapas.
Primeiramente, os familiares devem acessar o site da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Em seguida, devem procurar o ícone “Programa Educar no Verão 2023”, utilizando o número de matrícula da criança para acessar o cadastro e escolher a unidade de opção pretendida. O sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 16 de novembro até as 12h do dia 18 novembro.
Estudantes negros em SC sofrem mais com assédio e dificuldade de ir à escola
A segunda etapa é realizada junto à unidade educativa para a conclusão do processo de inscrição. A família deverá apresentar até às 16h de 18 de novembro o original e fotocópia de alguns documentos.
São eles:
- Declaração do empregador com a comprovação de trabalho durante o mês de janeiro dos responsáveis legais do estudantes;
- Certificado de atualização vacinal da criança, emitido pelos centros de saúde do município de Florianópolis atualizado e com validade até três meses anteriores à inscrição.
Continua depois da publicidade
O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, frisa que os pais ou responsáveis devem garantir a frequência das crianças durante o programa para que mantenham a vaga válida.
— Trata-se de um programa para atender realmente às famílias que precisam trabalhar em janeiro — alerta.
Divulgação dos selecionados
A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar a lista de selecionados e classificação no dia 25 de novembro nas unidades educativas.
Participantes do programa
O programa será desenvolvido em oito unidades educativas polos.
Na região central, haverá Educar no Verão nos núcleos de educação infantil Almirante Lucas Alexandre Boiteux (Centro) e Waldemar da Silva Filho (Trindade). No Leste da Ilha, o programa ocorrerá nos Neims Vila Cachoeira (Saco Grande) e São João Batista (Rio Vermelho). No Norte, atenderão as crianças os Neims Gentil Mathias da Silva (Ingleses) e Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras). Já no Sul da Ilha, a unidade do programa será o NEIM Anirson Antônio das Chagas (Rio Tavares), enquanto no Continente, a unidade será o NEIM Nagib Jabor (Capoeiras).
Continua depois da publicidade
*Com informações da repórter Carolina Fernandes, da NSC TV
Leia também
Única comunidade quilombola de Florianópolis recebe Censo inédito
Saiba como evitar golpes na Black Friday e comprar com segurança na internet