Florianópolis está de aniversário. Neste 23 de março, a capital catarinense completa 351 anos de muita magia. Com uma beleza natural de tirar o fôlego e uma rica cultura popular, Floripa também é uma cidade com vocação natural para o esporte. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Quem foi o campeão do Campeonato Catarinense no ano em que você nasceu

A diversidade da cidade se reflete na quantidade de modalidades que são praticadas. No mar, na terra, nos estádios ou nas quadras, Floripa já revelou grandes nomes para o Brasil e para o mundo. Para o comentarista da NSC TV, Chico Lins, Florianópolis é uma cidade boa para viver e para praticar esportes. 

Continua depois da publicidade

— Nos últimos anos, Florianópolis tem visto um crescimento enorme dos esportes de areia, como beach tennis, vôlei de praia, e futevôlei, mas a cidade teve equipes muito importantes no cenário brasileiro de futsal e de voleibol. Florianópolis tem uma vocação esportiva para muitas modalidades — analisa. 

Para comemorar o aniversário de Floripa, o NSC Total preparou uma lista com 10 grandes ícones do esporte da cidade ao longo desses 351 anos de história. Acompanhe. 

Veja 10 grandes ícones do esporte de Florianópolis

Gustavo Kuerten, o Guga 

Três vezes campeão de Roland Garros, Guga ajudou a impulsionar a prática do tênis e levou o nome de Florianópolis para o mundo. O maior tenista masculino da história do Brasil venceu nas quadras de Paris em 1997, 2000 e 2001. Gustavo Kuerten encabeça qualquer lista de atletas de Floripa por seu talento, carisma e um inconfundível sotaque manezinho. O tricampeão deixou as quadras em 2008 e, desde então, se dedicou a diversas atividades como comentarista de televisão, palestrante e outros negócios. Sua mãe, Alice Kuerten, preside o Instituto Guga Kuerten, que garante oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Fernando Scherer, o Xuxa

O medalhista olímpico Fernando Scherer começou sua carreira na natação aos 14 anos no Clube Doze de Agosto, por causa de problemas respiratórios. Apelidado de “Xuxa” por causa dos cabelos loiros iguais aos da apresentadora infantil, o atleta fez história nadando os 50 e 100 metros livres. Ganhou duas medalhas olímpicas, uma em 1996 nos jogos de Atlanta nos 50 metros livres, e outra em 2000 em Sydney, nos 4×100 metros livres. Além disso, Scherer tem dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e já foi eleito o melhor nadador do mundo em 1998, além de ser escolhido o atleta do ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 1995.   

Avaí e Figueirense

É impossível falar de ícones do esporte de Florianópolis sem lembrar dos dois maiores times de futebol da capital, Avaí e Figueirense. O Furacão do Estreito é o mais antigo, com 102 anos de história. O clube alvinegro nasceu de um grupo de amigos que praticavam remo e resolveram montar um time. Já o Leão da Ilha completou 100 anos em 2023 e começou a partir do sonho do comerciante Amadeu Horn. Os dois são rivais históricos mas juntos são ícones do esporte e da cultura popular de Florianópolis. Seja na Ressacada ou no Orlando Scarpelli, Avaí e Figueirense somam torcidas e estão no coração de cada manezinho que apaixonadamente demonstra seu amor pelo futebol.

Time de Vôlei de Florianópolis

O time de vôlei de Florianópolis é um verdadeiro marco na história do voleibol da cidade. Fundado em 2005, não demorou para se estabelecer como uma potência no cenário nacional. Sua trajetória é marcada por conquistas como cinco títulos estaduais, uma Liga Nacional, quatro Superligas e um campeonato Sul-Americano de clubes. Além disso, o time teve a honra de representar o Brasil no mundial de clubes em Doha, no Qatar. Um dos nomes mais emblemáticos associados à equipe é o do técnico Renan Dal Zotto, mas pelo time da Cimed também passaram Giba e Gustavo, além de revelar os medalhistas olímpicos Lucão e Bruninho. 

Ilha do Surfe

Sendo uma ilha rodeada por belas praias, Florianópolis sempre teve vocação para o surfe. Mesmo assim, a história do esporte na cidade ganha força a partir de 1974 com a chegada a Florianópolis do lendário surfista carioca Fernando Moniz, popularmente conhecido como Marreco. Foi ele quem impulsionou o surf moderno na Ilha de Santa Catarina e transformou a Joaquina no point dos atletas. Nomes como a vice-campeã mundial Jacqueline Silva e os irmãos Teco e Neco Padaratz fazem parte da história gloriosa do surfe em Floripa. A modalidade segue revelando talentos como o manezinho Mateus Herdy, ganhador do título sul-americano da WSL em 2024. 

Continua depois da publicidade

A tradição do Remo

Ainda no mar, é impossível falar de esporte em Florianópolis sem falar do remo. A prática da modalidade na cidade é uma das mais antigas. A Federação Catarinense de Remo foi criada em Florianópolis em 23 de janeiro de 1919, e tinha como membros fundadores o Clube Náutico Riachuelo, o Clube Náutico Francisco Martinelli e o Clube de Regatas Florianópolis (Aldo Luz). O Parque Náutico Walter Lange, na Baía Sul, é a sede dos clubes de remo na cidade. Quem passa pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles no começo da manhã já está acostumado a ver os atletas do remo praticando o esporte. 

Florianópolis e a ligação histórica com o skate

Florianópolis já se estabeleceu como um dos principais pólos do skate no Brasil. Entre os 12 atletas que levaram a bandeira brasileira às Olimpíadas de Tóquio 2020, três são naturais da capital catarinense: Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Pedro Barros, que conquistou a medalha de prata. Crias do Rio Tavares, um bairro que se sobressai no panorama do skate em Floripa. Recentemente, a cidade inaugurou uma moderna pista de skate no Parque do Abraão e foi palco de uma das etapas do STU National de skate. O skate tem raízes profundas em Florianópolis, sendo uma das pioneiras no Brasil a organizar competições de halfpipe (vertical). 

Capital nacional do triatlo

O cenário natural exuberante de Florianópolis fez com que ela virasse a capital nacional do triatlo. A cidade é a sede do Ironman Brasil há mais de 20 anos e virou uma espécie de santuário dos triatletas amadores e profissionais. Desde então, milhares de atletas de vários lugares do mundo se reúnem em Floripa para enfrentarem os 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e, ainda, 42 quilômetros de corrida. A cidade se prepara para receber mais uma edição do Ironman Brasil em 2024, que vai acontecer em maio e classifica os triatletas para o Ironman World Championship 2024, etapa mundial do campeonato. 

A ginástica olímpica com Beatriz Linhares

A ginasta Beatriz Linhares representou Santa Catarina nas Olimpíadas de Tóquio. A atleta de Florianópolis integrou o conjunto brasileiro de ginástica rítmica. A manezinha da Ilha começou aos nove anos na Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (ADIEE). Beatriz tem uma medalha de ouro e duas de bronze conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019. Foi uma das dez atletas mais jovens a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, e é inspiração para as garotas que treinam atualmente em Floripa. 

Continua depois da publicidade

Roberto Alves, ícone da crônica esportiva

O comentarista esportivo Roberto Alves é uma personalidade emblemática de Florianópolis. O manezinho que nasceu na Maternidade Carlos Corrêa, cresceu para se tornar uma das figuras mais queridas e conhecidas da região. Chamado carinhosamente de Bob, ele é uma verdadeira lenda viva da crônica esportiva em Santa Catarina. Sua trajetória multifacetada abrange rádio, televisão e jornal, marcando profundamente o cenário esportivo local. A vida e carreira de Roberto se entrelaçam com a própria história de Florianópolis. Atuante e vibrante, continua a fazer parte da vida dos ouvintes através da CBN Floripa, onde sua voz é sinônimo de paixão pelo esporte e pela cidade. Roberto não apenas personifica a crônica esportiva da capital, mas também presta homenagem a figuras lendárias como Miguel Livramento, perpetuando o legado do jornalismo esportivo em Floripa. 

As cenas históricas que marcaram os 351 anos de Florianópolis

Tabela de jogos do Catarinense de Futsal é divulgada

Conheça os estádios da Série B do Campeonato Catarinense 2024

Assista também:

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.