Dez estabelecimentos flagrados pela fiscalização foram fechados por descumprimento do decreto contra Covid-19 em Florianópolis neste fim de semana. Segundo a Guarda Municipal (GMF), até a tarde deste domingo (21), além desses locais, outros 20 tinham irregularidades sanitárias.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Conforme o sub-comandante da GMF, Ricardo Pastrana, os 10 estabelecimentos que foram fechados estavam funcionando fora do horário permitido. Outros oito locais visitados estavam funcionando sem alvará sanitário, e 12 estavam descumprindo protocolos de segurança, como uso correto de máscaras, distanciamento social, disposição de mesas e cadeiras, álcool gel e sistema de ventilação.
Decretos geram dúvidas
Segundo o sub-comandante da GMF, os decretos do final de semana geraram dúvidas em alguns proprietários. Como existem dois decretos — o municipal e o estadual — os locais precisam verificar cada um e cumprir as medidas do mais restritivo.
Com isso, em Florianópolis, lojas, restaurantes e bares, por exemplo, estão autorizados a funcionar entre 10h e 18h. Já em algumas cidades do estado, os locais podem funcionar até às 22h.
Fiscalizações diárias
As fiscalizações continuam durante a semana em lojas, restaurantes, bares, praias, supermercados, entre outros locais. Os agentes também retornam em estabelecimentos com histórico de problemas para verificar o andamento das melhorias solicitadas.
Segundo a prefeitura, processos administrativos foram abertos para determinar as sanções que serão impostas aos locais que descumpriram os protocolos. Irregularidades detectadas podem gerar multas de até R$ 500 mil reais.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Florianópolis terá o feriado normal previsto para o aniversário da cidade
Escola de Florianópolis esconde 20 crianças no banheiro para fugir de fiscalização
Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
Teste de Covid: saiba preço e tudo sobre tipos, resultados e onde fazer