O Hospital Municipal São José, em Joinville, recebeu flores em cerâmica na fachada para celebrar o Outubro Rosa. Feita por um grupo de ceramistas da Casa da Cultura, a intenção é transmitir uma mensagem de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e espalhar beleza e arte pela cidade.

Continua depois da publicidade

A intervenção artística, como descreve Heloísa Steffen, professora de cerâmica da instituição, reúne aproximadamente 100 esculturas de rosas, todas pintadas com a cor tema do Outubro Rosa. A ação está no terceiro ano e já decorou pontos diferentes da cidade, como a fachada da Casa da Cultura, em 2017, e o letreiro da Prefeitura de Joinville, em frente ao prédio sede, no ano passado.

Neste ano, o Hospital São José foi escolhido por tratar de mulheres com a doença e ser símbolo da luta contra o câncer de mama na cidade. Heloísa venceu a doença há cinco anos e procurou um modo de chamar a atenção para o movimento.

— Pensei em transformar este momento difícil em uma coisa boa, como sou professora de cerâmica, criamos as flores e pintamos de rosa para fazer alusão ao movimento. Para muitas pessoas, o câncer de mama é morte, mas para mim foi um renascimento — conta.

Produção no tempo livre

Cerca de 30 alunas do curso de cerâmica participaram da produção. A confecção das rosas acontecia depois do horário das aulas ou nos tempos livres em casa. O processo de produção, segundo a ceramista, se assemelha ao processo que uma mulher passa quando enfrenta a doença.

Continua depois da publicidade

— As peças vão para o forno e a gente não sabe o que vai acontecer com elas, se vão quebrar, estourar, por causa do calor. Assim é a nossa vida, não temos certeza do amanhã. Esta ação é uma forma de agradecer a Deus pela vida, porque eu estou bem, apesar de ter passado pela doença — completou.

Douglas Calheiros Machado, diretor executivo do Hospital São José, acredita que programações como estas devem acontecer durante todo o ano, devido ao aspecto pedagógico com relação à doença.

— Nossa expectativa era de que não tivéssemos ninguém com câncer, mas temos que trabalhar com a promoção da saúde e a prevenção, difundir cuidados que podem diminuir as chances de desenvolver a doença — destaca Machado.

Uma ação semelhante será realizada em 11 de outubro, às 10h30, quando mais de 300 rosas vão dar cores ao jardim do Museu Arqueológico de Sambaqui. As flores serão colocadas pelo grupo de ceramistas como se estivessem plantadas. A decoração ficará exposta até o fim de outubro.

Continua depois da publicidade

Além das flores decorativas, a iluminação da fachada do Hospital São José ganhou tons rosa para destacar o mês de prevenção à doença.

Flores de cerâmica foram instaladas na fachada da unidade
Flores de cerâmica foram instaladas na fachada da unidade (Foto: Phelippe José/Secom/Divulgação)

Exposição Um Novo Olhar

No dia 8 de outubro, a exposição fotográfica Um Novo Olhar vai reunir fotografias de 20 pacientes do Hospital São José, homens e mulheres em tratamento de câncer. As imagens foram produzidas pelos alunos do curso de fotografia da Univille.

A exposição será iniciada na Univille e terá passagem por outros pontos da cidade, como o próprio hospital, a partir de 21 de outubro. A exposição tem o objetivo de encorajar as pessoas diagnosticadas com a doença a buscar a cura e faz alusão aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul.

Programação da exposição

8/10 – Abertura exposição 'Um novo olhar ' – 19h30 – Coworking da Univille – Rua Paulo Malschitizcki, 10 – Zona Industrial Norte

Continua depois da publicidade

21/10 – Hospital Municipal São José

18/11 – Garten Shopping

03/12 – Casa do Capitão