Na plateia estavam fãs, alunos, pais e mestres de judô. Bem-humorado, Flávio Canto esbanjou simplicidade e contou histórias do início da carreira. Revelou que praticou futebol e natação antes de descobrir que sua vida seria no tatame, inspirado por Aurélio Miguel na Olimpíada de Seul,em 1988, quando este ganhou medalha de ouro na categoria até 95 quilos. Após o bate-papo o atleta brincou com as crianças, ensinou alguns golpes e fez um treinamento com os judocas mais experientes.

Continua depois da publicidade

Flávio Canto é ídolo de muitas gerações e representa muito mais do que um grande esportista, ele traz consigo mensagens importantes de persistência e dedicação. Considerado por duas vezes o melhor atleta de judô pelo Comitê Olímpico do Brasil, o medalhista olímpico ensina aos mais jovens.

Leia mais notícias sobre Esportes

_ Quando a gente cai precisa construir uma maneira de se levantar, uma forma de voltar mais forte, mais edificante.

Continua depois da publicidade

Ele é fundador do Instituto Reação, uma organização não governamental que atende cerca de 1,4 mil crianças e promove o desenvolvimento e a inclusão social através do judô. Os trabalhos são realizados em bairros da periferia do Rio de Janeiro, a exemplo da Rocinha e Cidade de Deus. O que o judoca pretende é disseminar os resultados e gerar novos investimentos nas crianças.