O Flamengo venceu o leilão pelo Gasômetro, na região portuária do Rio de Janeiro (RJ), e conseguiu o terreno para construir seu estádio. O leilão ocorreu nesta quarta-feira (31), e o clube foi o único candidato. O processo foi marcado por uma disputa jurídica entre o clube, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
A disputa começou após a Caixa Econômica Federal, administradora do fundo de investimentos dono do terreno do Gasômetro, e o Flamengo chegarem a um impasse financeiro sobre o preço do terreno. Sem prospecto de venda, e com intenção de desenvolver a região portuária da cidade, a prefeitura do Rio de Janeiro desapropriou o terreno da Caixa e anunciou a intenção de realizar um leilão pelo espaço.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A Caixa Econômica Federal tentou anular a decisão da desapropriação duas vezes, mas ambas foram sem sucesso. Na primeira tentativa, o banco, junto do Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, teve sua liminar negada pelo juiz Carlos Ferreira de Aguiar, da 24ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Em recurso, o banco e o fundo de investimentos alegaram que “a administração pública se utilizou de medida extrema de intervenção na propriedade para interferir em negociação privada em andamento e favorecer clube de futebol específico, o qual já se tem publicamente como declarado vencedor do leilão, antes mesmo de sua realização”.
O recurso foi negado pelo desembargador federal Sérgio Schwaitzer. Em seu argumento, o desembargador afirma que todo o processo, desde a desapropriação até o leilão, é previsto em lei, e que não era possível provar que a hasta já tinha um vencedor pré-determinado, pois concorrentes ao Flamengo poderiam participar do leilão.
Não obstante, a Caixa Econômica Federal, em outro apelo, conseguiu uma liminar, na terça-feira (30), que suspendia o leilão planejado para a quarta-feira (31). A decisão foi de autoria da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Porém, a liminar foi revertida na quarta-feira de manhã, e o leilão ocorreu durante a tarde, quando foi vencido pelo Flamengo.
Apenas o Rubro-negro se candidatou ao edital, que agora determina que o clube construa um estádio com capacidade para mais de 70 mil torcedores. O valor pago foi de R$ 138.195.000, a serem pagos à vista, nos próximos cinco dias.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do projeto de como deve ficar o estádio do Flamengo:
*Arthur Alves é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.