O Flamengo chegou à sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão, debaixo de muita chuva, o time derrotou o Coritiba por 3 a 1, na noite deste sábado. A equipe abriu dois gols de vantagem com menos de quinze minutos de partida, mas viu o Coxa crescer no jogo e perder algumas chances de empate.

Continua depois da publicidade

O destaque ficou por conta do atacante Hernane, que veio do Mogi Mirim. O jogador, que fez sua estreia pelo clube neste sábado, marcou o gol da vitória após uma jogada casual, mas mostrou ter estrela ao garantir os três pontos para o time da Gávea.

INÍCIO AVASSALADOR E SUSTOS

Em um jogo que era visto como a possível última exibição de Joel Santana comandando o Flamengo, o time da casa já começou o jogo à toda: logo aos seis minutos, Magal teve liberdade pelo lado esquerdo e cruzou a bola na grande área. Vagner Love, em um gesto rápido, saiu de trás da defesa do Coxa e tocou de primeira no canto esquerdo de Vanderlei. Flamengo 1 a 0.

Estava fácil demais para o Rubro-Negro. Pouco depois, aos 13, após uma bela triangulação entre Diego Maurício, Ibson e Luiz Antonio, a bola sobrou para o jovem meio-campista do Fla, que entrou na grande área e chutou na saída do goleiro. A ampla vantagem do time da casa aumentava e a torcida já pensava em goleada.

Continua depois da publicidade

No entanto, o Coritiba tratou de mostrar aos cariocas que eles poderiam até chegar ao seu objetivo, mas não com tanta tranquilidade. Éverton Ribeiro pegou bola pela direita, invadiu a grande área e chutou, acertando a trave esquerda de Paulo Victor. O Flamengo até foi para cima e quase marcou o terceiro, mas quem balançou mesmo a rede foi o Coxa.

Após cruzamento de Lincoln pela direita, o zagueiro Emerson subiu mais alto do que toda a defesa flamenguista e cabeceou firme; Paulo Victor ainda tocou na bola, mas não evitou que ela tomasse o caminho da rede: 2 a 1. E a certeza voltava a pairara sobre o Engenhão. No finalzinho, Vanderlei ainda fez uma bela defesa em chute de Vagner Love, mantendo o placar para o intervalo.

SUFOCO PARANAENSE

No segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira promoveu duas mudanças no time coxa-branca: Robinho e Chico entraram no jogo e realmente a equipe voltou mais ligada depois do descanso. Já no começo, Roberto demorou a chutar e acertou a defesa flamenguista. Na sobra, foi a vez de Ayrton chutar de longe, fazendo a bola passar perto do gol de Paulo Victor.

O Flamengo já não conseguia manter a bola no ataque, sem consistência e sem criatividade. Quando as chegadas aconteciam, os erros estavam no último toque. Quando o Rubro-Negro ia para cima, só acertava nos chutes de longe. Isso animou o Coritiba, que passou a se lançar mais no ataque. Aos 27, Chico quase fez de cabeça, após cruzamento de Tcheco.

Continua depois da publicidade

Pouco depois, os curitibanos perderam sua melhor chance: Roberto entrou livre pelo meio da área mas, livre diante de Paulo Victor, chutou mais grama do que bola e jogou-a bem por cima do travessão. Se o perigo parecia ter passado para o Flamengo, Everton Costa mostrou que não era bem assim, depois de um chute rasteiro que assustou o goleiro do Mengo.

O Coxa ainda reclamou de um pênalti do goleiro Paulo Victor, cujas saídas de gol assustavam a torcida do Fla. Quando o arqueiro tentava fechar o ângulo sobre o zagueiro Emerson, caiu por cima do jogador do Coritiba. Apesar dos protestos, o árbitro Rodrigo Braghetto nada marcou.

Quando o placar parecia já definido, o Flamengo conseguiu fazer o gol do alívio. Aos 46, Bottinelli bateu falta na barreira, mas pegou a sobra e desmarcou o atacante Hernane. Em posição legal, o jogador, que entrou no jogo nos vinte minutos finais, chutou no canto esquerdo de Vanderlei. Era o gol da vitória do Flamengo e que mantém o técnico Joel Santana no comando, a princípio.